Com exclusividade o CineOrna falou com Antonio Gonçalves Junior, diretor do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Na entrevista Junior fala um pouco sobre os desafios da edição deste ano e dos destaques. Confira:

CineOrna: Como foi se reinventar para essa 9a edição do Festival, agora totalmente virtual?

Antonio Gonçalves Junior: Foram dois momentos: o primeiro de lamentar essa ausência das salas de cinema que realmente são o ponto alto do festival e o momento que sempre aguardamos das projeções dos filmes. E depois fomos entendendo que o online nos trazia algumas possibilidades interessantes, como por exemplo, o Olhar de Cinema estar disponível para Brasil todo participar!

Quais foram os maiores desafios para preparar essa edição do festival?

Ano a ano tem sido cada vez mais difícil fazer cinema e um festival de cinema no Brasil. Passamos por um momento de ataques a cultura e a tudo que envolve a expressão artística. Então, a conjuntura  que não era das melhores, se agravou com a pandemia e essa necessidade de termos que encontrar um formato novo. Aquilo que tínhamos realizado nas 8 edições anteriores nos serviram pouco para o online. Foi realmente um momento de muita pesquisa, desapego e construção de um novo festival.

Quais foram as maiores mudanças que o festival sofreu nessa edição?

A gente está bem satisfeito com o resultado que chegamos porque nos possibilitou manter todas as principais atividades do evento. As Oficinas, Seminário de cinema de curitiba e Curitiba_lab foram mantidos. Os filmes que tivemos que fazer um ajuste e este ano vamos ter 7 das 10 mostras do festival. Não teremos Olhares Clássicos, Olhar Retrospectivo e Pequenos Olhares por entendermos que era preciso diminuir a quantidade de filmes e que os filmes desta mostra não teriam o mesmo impacto do que numa edição presencial.

Como funcionaram os seminários e as oficinas do festival?

As oficinas são gratuitas, mas estão com as inscrições encerradas. O Seminário vai ser sempre no nosso site e no canal do youtube.com/olhardecinema. Quase todo dia do festival tem alguma atividade rolando gratuitamente. Só entrar no nosso canal do Youtube ou site olhardecinema.com.br para participar!

Quais são os destaques dessa edição do festival?

O filme de Abertura, “Para Onde Voam as Feiticeiras“, de Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral é incrível e estamos muito feliz de ter ele na Abertura do festival. Temos o filme “O Tango do Viúvo e Seu Espelho Deformador” que é uma experiência cinematográfica e de um mestre Raúl Ruiz juntamente com a Valeria Sarmiento. O final de Encerramento, “Antena da Raça“, de Luis Abramo e Paloma Rocha que foi selecionado para Cannes, porém não foi exibido porque Cannes não aconteceu, vai ter sua estreia mundial no Olhar de Cinema.

Como será a questão dos ingressos, serão limitados? Como funcionará a exibição? E o acesso a eles? Valores?

Sim, as sessões tem ingressos limitados. e todos os filmes tem um dia de exibição e outro de reprise. No dia de exibição do filme ele fica disponível das 6h do dia de exibição até as 5h59 do dia seguinte. Somente Abertura e Encerramento que ficam disponíveis das 20 às 19h59 do dia seguinte. Então tem que se programar para conseguir aproveitar o festival. Os ingressos virtuais custam R$5 por filme ou sessão de curtas.

Nesse ano contamos com quantos filmes? De quais países?

São 78 filmes de mais de 30 países.

Quais são as ferramentas que o público terá para saber mais sobre o Festival, os filmes, comentar sobre os filmes assistidos?

Tem o site olhardecinema.com.br, nossas redes sociais e o APP para Android e iOS que está disponível com toda a programação também.

Para finalizar, faça um convite ao público do CineOrna para conferir a 9ª Edição do Festival Olhar de Cinema:

Convido todo mundo para estar com a gente na Abertura do Olhar de Cinema dia 7 de Outubro às 19h no youtube.com/olhardecinema e que aproveita a programação intensa que fizemos com muito carinho e vai até 15 de outubro. Aproveitem! Participem!

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | LinkedIn | Instagram | Tumblr | Pinterest | YouTube