Hoje o #ClássicosCineOrna traz um clássico da Sessão da Tarde, um clássico dos anos 90: “A Família Buscapé“.
Antes de sua chegada nos cinemas do Brasil, em 29 de abril de 1994, “A Família Buscapé“, já fazia sucesso na TV. A série, exibida de 1962 a 1971, acompanhou a rotina dos simpáticos caipiras da família Clampett e mostra como suas vidas mudam drasticamente quando Jed, o patriarca interpretado por Buddy Ebsen, fica bilionário após o petróleo jorrar de suas terras.
Ainda que a série tenha caído no gosto do público, a CBS resolveu cancelar o show, em 1971, para que a rede não ficasse com a imagem de “emissora rural”.
Em 1994, a 20th Century Fox trouxe novamente a família Clampett, mas agora diretamente para a tela maior do cinema. A história segue o mesmo molde da série. Ao descobrirem uma fonte de petróleo no quintal do casebre onde a família vive, eles ficam ricos da noite para o dia e, estimulados pela fortuna, resolvem se mudar para Beverly Hills.
Porém, ficar rico e viver em Beverly Hills pode não ser o mundo cor-de-rosa que aparenta. Além da dificuldade de levar os costumes da roça para a cidade grande, os Clampett ainda terão que driblar charlatões, impostores e aproveitadores.
“A Família Buscapé” contou com um elenco muito especial e de peso na época. Jim Varney, interpreta o patriarca da família, Jed Clampett. Vítima de um câncer de pulmão, o ator faleceu aos 50 anos de idade, em 2000. O último filme em que ele atuou foi “Tudo em Família” de 2001, ao lado de Laura Dern, no qual interpretou Hazel Montgomery. O ator deixo em seu currículo grandes personagens, como Ernest P. Worrel, dos filmes e comerciais “Ernest“. Além de emprestar a sua voz para personagens os personagens Jebidiah Allardyce ‘Cookie, do clássico Disney “Atlantis: O Reino Perdido“, e o cão Slinky de “Toy Story“.
Erika Eleniak, Cloris Leachman e Diedrich Bader se tornaram mundialmente conhecidos ao interpretarem a clássica família Clampett. Além das estrelas Lily Tomlin, Lea Thompson, Dabney Coleman, Dolly Parton e Rob Schneider, que também fizeram parte do elenco do longa.
Lily Tomlin vive gêmea trocada com Bette Midler, em “Cuidado com as Gêmeas“.
Buddy Ebsen, o Jed Clampett da série original, faz uma participação especial em “A Família Buscapé” como o detetive Barnaby Jones.
Em seu primeiro fim de semana, “A Família Buscapé” arrecadou US$ 9.525.375,00 nas bilheterias. O filme subiu para a primeira posição duas semanas depois. Nas bilheterias mundiais o filme arrecadou US$ 57.405.220,00.
“A Família Buscapé” está disponível em DVD.
Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Filmow | LinkedIn | Instagram | Tumblr | Pinterest | YouTube