Cyclone“, novo longa da diretora Flavia Castro (“Deslembro”, “Diário de uma Busca”), acaba de revelar seu pôster oficial. Com Luiza Mariani (“Todas as Canções de Amor”) interpretando a personagem-título, o filme narra a história de uma dramaturga que ganha uma bolsa para estudar teatro em Paris, mas logo descobre que o maior obstáculo para realizar seus sonhos é ter nascido em um mundo onde as mulheres sequer são donas do próprio corpo.

O cartaz é obra da talentosa artista Rita Wainer, responsável por trabalhos memoráveis, como o prédio “A cidade é nossa”, em São Paulo, e os lambe-lambe que dominaram o Rio de Janeiro no show de Madonna em Copacabana, em 2024. “Criar o cartaz de Cyclone foi como entrar num poema elétrico. Desenhei como quem deixa bilhetes num espelho embaçado: com verdade e com desejo”, afirma Wainer“Tenho para mim a certeza de que CYCLONE não é só um filme: é uma tempestade contida que ainda insiste em soprar”.

“Uma dramaturga que escreve no silêncio, porque não pode assinar. Porque ser mulher era não poder ser”
, continua a artista, analisando a trama. Luiza [Mariani], no meu ver, encarna essa personagem como quem dança num fio entre fúria e delicadeza – e dança lindo. Me lembrou a Patti Smith, com seu gesto punk, sua beleza que não pede licença. Me encantei com a estética, com o pulso, com o sonho interditado de Paris”.

A divulgação do cartaz acontece uma semana após a estreia mundial do filme no Festival de Xangai e dias antes da diretora Flavia Castro apresentá-lo na mostra CineRebels, do Festival de Munique, na Alemanha.

A trama de “Cyclone” é inspirada na história real da escritora Maria de Lourdes Castro Pontes, conhecida como Miss Cyclone, única mulher a assinar o “O Perfeito Cozinheiro das Almas Deste Mundo”, diário coletivo da garçonnière mantida por Oswald de Andrade, no centro de São Paulo na década de 1910. O filme, porém, é uma leitura livre desta personagem do Modernismo brasileiro, retratando a luta de uma mulher para ter sua voz reconhecida.

Uma produção Mar Filmes e Muiraquitã Filmes, em coprodução com a VideoFilmes e com a Claro, “Cyclone” é um projeto pessoal de Luiza Mariani, que já interpretou a escritora no teatro. Produtora do longa ao lado de Joana Mariani e Eliane Ferreira, a atriz também colabora no roteiro, assinado por Rita Piffer.

Com distribuição garantida no Brasil pela Bretz Films, “Cyclone” ainda conta com Eduardo Moscovis (“Ela e Eu”), Karine Teles (“Benzinho”), Luciana Paes (“Sinfonia da Necrópole”), Magali Biff (“Pela Janela”), Ricardo Teodoro (“Baby”) e Rogério Britto (“Um Ano Inesquecível – Primavera”) no elenco.