Publicada entre os anos de 1986 e 1987, “Watchmen”, graphic novel da DC Comics escrita por Alan Moore e com ilustrações de Dave Gibbons, virou cult após revolucionar o mercado dos quadrinhos ao tratar de temas mais adultos e cheio de referências políticas e culturais.
Não é pra menos, então, que há muito tempo os grandes estúdios de Hollywood vinham tentando trazer a história de “Watchmen” para o mundo do cinema, mesmo que o seu criador, Alan Moore, tenha dito por diversas vezes que considerava que “Watchmen” não funcionaria em outras mídias que não a impressa.
Em 2009, finalmente, o filme ganhou vida nas mãos do diretor Zack Snyder, o mesmo de “300”, “Madrugada dos Mortos” (remake de 2004) e do próximo “Superman”. O elenco não poderia ser melhor, contando com Jeffrey Dean Morgan, Carla Gugino, Malin Åkerman, Billy Crudup, Matthew Goode, Jackie Earle Haley e Patrick Wilson.
Mas é claro que um filme baseado em uma graphic novel revolucionária, e com seguidores mais do que fanáticos, não agradaria a todos. Apesar de o diretor ter tentado se manter o mais fiel possível aos quadrinhos – e talvez tenha sido esse o maior problema -, os críticos ficaram divididos quanto ao resultado. E não foi apenas a trama do filme em si que sofreu críticas. A trilha sonora também não agradou a todos.
“Watchmen” mistura canções de artistas bastante conhecidos com música instrumental e, por isso, foram lançados dois álbuns para o filme, um de trilha sonora com 12 músicas (Music From The Motion Picture Watchmen), e outro de Original Score, só com canções-tema instrumentais compostas para o filme por Tyler Bates (Watchmen Original Motion Picture Score).
Enquanto alguns exaltaram a trilha sonora eclética, outros não concordaram com as escolhas musicais do diretor para algumas cenas, como por exemplo “I’m Your Boogie Man” de KC and the Sunshine Band, música do gênero disco que está presente em uma cena violenta em que um dos personagens do filme abre fogo contra civis.
Mas essa excentricidade na escolha das músicas talvez seja um dos pontos fortes do diretor de “Watchmen”, e funciona muito bem em alguns momentos. O que falar por exemplo da primeira cena de luta do filme, ao som de “Unforgettable”, cantada por Nat King Cole. Interessante como uma música tão calma se encaixou em uma cena tão brutal.
Outra cena que merece ser lembrada é a inicial, ao som de “The Times They Are a-changing” de Bob Dylan, e que mostra as mudanças pelas quais os heróis do filme passaram desde a década de 40 até os anos 80. A escolha musical não só foi perfeita pelo tema, mas também porque as músicas de Bob Dylan são bastante citadas nos quadrinhos de “Watchmen”.
Aliás, o primeiro capítulo da graphic novel se chama “At Midnight, All the Agents…”, que é parte da letra de “Desolation Row”, música de Bob Dylan e que no filme aparece nos créditos finais, mas cantada pela banda My Chemical Romance. Outra música citada nos quadrinhos foi “Cavalgada das Valquírias”, início do ato III da Ópera “A Valquíria”, de Richard Wagner, e que no filme é usada em uma cena sobre a Guerra do Vietnã com clara referência ao filme “Apocalipse Now”.
Mesmo tendo dividido opiniões, “Watchmen” é um filme que merece ser visto, não só pelo visual estonteante, mas também pela trilha sonora, que por vezes parece um pouco esquisita, mas aos poucos se torna bastante interessante. Confira abaixo a lista das músicas da trilha sonora do filme:
1. “Desolation Row” – My Chemical Romance
2. “Unforgettable” – Nat King Cole
3. “The Times They Are a-Changin'” – Bob Dylan
4. “The Sounds of Silence” – Simon & Garfunkel
5. “Me and Bobby McGee” – Janis Joplin
6. “I’m Your Boogie Man” – KC and the Sunshine Band
7. “You’re My Thrill” – Billie Holiday
8. “Pruit Igoe” and “Prophecies” – Philip Glass
9. “Hallelujah” – Leonard Cohen
10. “All Along the Watchtower” – The Jimi Hendrix Experience
11. “Ride of the Valkyries” – Budapest Symphony Orchestra
12. “Pirate Jenny” – Nina Simone
Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest