O mais recente filme da Disney e Pixar, “Elio“, chega aos cinemas graças a um verdadeiro dream team criativo: por trás da história que conta a história da animação, um menino que mora com a tia em uma base da Força Aérea e é obcecado pelo espaço e alienígenas, estão três cineastas renomados que participaram da criação de “Viva: A Vida é uma Festa” e “Divertida Mente“, duas das histórias recentes da Disney mais amadas pelo público.

Uma nova “desventura” intergalática

Elio é dirigido por Madeline Sharafian, Domee Shi e Adrian Molina, três artistas com extensas trajetórias na Pixar. No filme, Elio é teletransportado para o Comuniverso, uma organização interplanetária com representantes de galáxias de todo o universo. Lá, o protagonista é erroneamente identificado como o embaixador da Terra e precisa criar novos laços com excêntricas formas de vida extraterrestres, enquanto enfrenta uma crise de proporções intergalácticas. A partir daí, “Elio” apresenta uma trama repleta de humor e aventura, além de um elenco eclético de personagens muito carismáticos.

Equipe dos sonhos

Em “Elio“, o talento, a imaginação e as visões de Molina, Sharafian e Shi se unem de uma forma única, cristalizando anos de uma jornada criativa compartilhada na Pixar.

No estúdio, Molina trabalhou ao lado do veterano cineasta Lee Unkrich como corroteirista e codiretor de “Viva: A Vida é uma Festa“, o filme de 2017 que ganhou um Globo de Ouro® de Melhor Filme de Animação e dois Oscars® de Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original por “Remember Me” (“Lembre de Mim”).

Profundamente inspirada pelo trabalho de Molina e Unkrich, a cineasta Madeline Sharafian também se juntou à equipe que apresentou ao mundo o amado Miguel, atuando como artista de storyboard em “Viva: A Vida é uma Festa“. Posteriormente, Sharafian se destacou como diretora de “TOCA“, o curta-metragem do programa SparkShorts que estreou com o filme vencedor do Oscar® “Soul”.

Por sua vez, a diretora Domee Shi ingressou na Pixar em 2011 e atuou como artista de história em “Divertida Mente“, animação codirigida por Pete Docter e Ronnie Del Carmen e vencedor do Oscar® de Melhor Animação. Alguns anos depois, Shi ganhou destaque como diretora do curta-metragem “BAO“, vencedor do Oscar® de Melhor Curta-Metragem de Animação, e posteriormente dirigiu o filme de sucesso “Red: Crescer é uma Fera“, lançado no Disney+ em 2022.

Uma história com toques autobiográficos

Elio é um projeto que nasceu da mente e do coração de Molina, que originalmente teve a ideia da história. “Acho que muito de Elio é baseado em Adrian. Ele era filho de um militar. Seu pai era dentista, e queríamos ambientar o filme em uma base da Força Aérea, como aquela onde Adrian nasceu”, diz Mary Alice Drumm, produtora do filme.

Na mesma linha, e referindo-se ao espírito de “Elio“, Sharafian observa: “Acho que Adrian, Domee e eu compartilhamos esse sentimento de ser uma criança estranha. Lembro que, durante o desenvolvimento, Adrian falou sobre a sensação de quando começou a estudar animação e, de repente, sentiu que havia descoberto os outros esquisitos e que, ali, podia ser ele mesmo. Domee e eu tivemos experiências semelhantes, e acho que muitas pessoas na Pixar tiveram experiências semelhantes. Portanto, sempre houve algo que, na minha opinião, conectou nós três e ainda conecta, e que acontece com quase todo mundo que trabalha aqui na Pixar: esse tipo de curiosidade e o desejo de pertencer”.

Elio” estreia em 19 de junho nos cinemas.