Em homenagem ao dia das crianças, nós aqui do CineOrna resolvemos escrever sobre filmes que marcaram a nossa infância. Tarefa difícil. A lista é grande, e fiquei dias pensando em filmes como “Meu Primeiro Amor”, “Os Goonies”, “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (versão de 1971), “Esqueceram de Mim”, além de todos os clássicos animados da Disney, e uma dezena de filmes brasileiros estrelados pela Xuxa e Os Trapalhões.

Mas achei melhor falar sobre dois filmes que além de terem marcado a minha infância, contam com uma boa trilha sonora. O primeiro é o aclamado “Conta Comigo” (“Stand by Me”), que trata de temas um tanto pesados, o que talvez faça com que os pais atuais resistam em deixar seus filhos assistirem ao filme. Mas “Conta Comigo” me marcou tanto que fiquei abalada quando descobri – já durante a adolescência – que um de seus atores principais, River Phoenix, havia morrido.

O filme de 1986, baseado no conto “The Body”, do escritor Stephen King, nos traz a história de Gordie (Wil Wheaton), Chris (River Phoenix), Teddy (Corey Feldman) e Vern (Jerry O’Connell), todos na faixa de doze anos, que ao ouvirem falar sobre o desaparecimento de um menino da pequena cidade de Castle Rock, resolvem embarcar em uma viagem para encontrar o corpo do garoto. É claro que nessa viagem, que dura dois dias, eles enfrentam dificuldades, que incluem quase serem atropelados por um trem e um ataque de sanguessugas em um lago.

Como o filme se passa na década de 50, nada mais apropriado do que uma trilha sonora cheia do melhor do rock daquela época. A começar pela canção que deu nome ao filme, “Stand by Me”, de Ben E. King. A música toca por inteiro apenas nos créditos finais, mas é impossível para qualquer fã do filme ouvi-la sem lembrar de “Conta Comigo”.

Outras músicas que também chamam a atenção são “Everyday”, que já foi tocada em diversos filmes e séries de tv, como “Peixe Grande”, de Tim Burton, e a série Lost, e é cantada pelo pioneiro do rock and roll Buddy Holly; “Lollipop”, cantada pelo quarteto a cappella The Chordettes, e que atingiu o segundo lugar da Billboard Hot 100 em 1958; e, finalmente, “Great Balls of Fire“, canção que deu a Jerry Lee Lewis fama internacional.

 

 

Apesar da curta duração, o álbum da trilha sonora de “Conta Comigo”, que não chega a ter 25 minutos, encantou a muitos, tanto que entrou na lista dos álbuns mais vendidos nos Estados Unidos em 1987. Dê uma olhada na lista completa de músicas da trilha sonora do filme:

 

“Everyday” – Buddy Holly

“Let the Good Times Roll” – Shirley and Lee

“Come Go with Me” – The Del-Vikings

“Whispering Bells” – The Del-Vikings

“Get a Job” – The Silhouettes

“Lollipop” – The Chordettes

“Yakety Yak” – The Coasters

“Great Balls of Fire” – Jerry Lee Lewis

“Mr. Lee” – The Bobbettes

“Stand by Me” – Ben E. King

 

O segundo filme sobre o qual vou falar é menos conhecido, até porque a crítica o massacrou. Mesmo assim, é um dos filmes que marcaram o final da minha infância. Trata-se de “Agora e Sempre”, filme de 1995, que muitos acreditam ser a versão feminina de “Conta Comigo”.

Em “Agora e Sempre”, quatro garotas de uma pequena cidade norte-americana passam por diversos problemas típicos do início da adolescência –  garotos, mudanças do corpo e conflitos com os pais -, durante as férias de verão de 1970. O filme é estrelado por Christina Ricci, Thora Birch, Gaby Hoffmann e Ashleigh Moore, e tem ainda em seu elenco Rosie O’Donnell, Melanie Griffith, Demi Moore e Rita Wilson, que interpretam as garotas já crescidas.

Já que o filme se passa na década de 70, poderíamos imaginar uma trilha sonora cheia de hits disco, no estilo de “Os Embalos de Sábado à Noite”. Ao invés disso, “Agora e Sempre” é recheado de canções dos gêneros soul, rock, bumbblegum pop e power pop. A primeira música do álbum da trilha sonora do filme é “Sugar, Sugar”, da banda de garagem fictícia The Archies, banda essa que estrelava a famosa animação da década de 60 “A Turma do Artie”. “Sugar, Sugar” atingiu o primeiro lugar da Billboard Hot 100 em 1969.

 

 

Na trilha sonora de “Agora e Sempre” encontramos ainda “I Want You Back” e “I’ll Be There”, os dois singles de maior sucesso do The Jackson 5 nos Estados Unidos. E já que esse post é em homenagem ao dia das crianças, não posso deixar de lembrar que a dupla Sandy&Junior gravou uma versão brasileira de “I’ll Be There”, chamada por aqui de “Com Você”.

Alguns outros destaques da trilha sonora do filme são “Signed, Sealed, Delivered I’m Yours”, cantada por Stevie Wonder, que em 1970 fez sucesso nas paradas de R&B e Pop norte-americanas, e “All Right Now”, da banda inglesa de rock Free, música que já foi usada em outros filmes e seriados, além de ter sido tocada por muitos famosos, a exemplo de Rod Stewart e Bon Jovi.

O álbum da trilha sonora de “Agora e Sempre” ainda tem diversas músicas sobre as quais valeria a pena falar, mas vou parar por aqui, porque é muita nostalgia para um post só. Confira abaixo todas as músicas incluídas no álbum:

 

“Sugar, Sugar” – The Archies

“Knock Three Times” – Tony Orlando/Dawn

“I Want You Back” – The Jackson 5

“Signed, Sealed, Delivered I’m Yours” – Stevie Wonder

“Band of Gold” – Freda Payne

“Daydream Believer” – The Monkees

“No Matter What” – Badfinger

“Hitchin’ a Ride” – Vanity Fare

“All Right Now” – Free

“I’m Gonna Make You Love Me” – Supremes/Temptations

“I’ll Be There” – The Jackson 5

“Now and Then” – Susanna Hoffs

 

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest