j

Feitiço do Tempo”, longa de 1993 é a clássica representação de um mesmo dia infinito. E depois do lançamento passou a ser usado como referência para diversos filmes, como “No Limite do Amanhã” e “A Morte Te Dá Parabéns”.

No filme, Bill Murray é Phil, um repórter do tempo que está frustrado na profissão, principalmente por estar a 4 anos tendo que fazer matérias como a cobertura do Dia da Marmota, em que reportam a historia da marmota que pode prever o clima. Além disso, Phil é uma pessoa rabujenta, que se acha melhor do que todos e está sempre em busca de conquistar mulheres. Então ao se ver preso no meso dia ele primeiramente, faz de tudo para conseguir ter sua vida de volta ao normal e, ao não conseguir, passa a tirar vantagem da situação até, naturalmente, se tornar uma pessoa melhor.

O mais legal do filme é como ele explora a realidade cômica do Dia da Marmota. Esse é realmente um feriado em Punxsutawney , Pennsylvania. A lenda diz que, se a marmota, ao sair de sua toca, enxergar a própria sombra, o inverno irá durar mais seis semanas. Se não, a primavera logo chegará melhorando as condições climáticas da região. Além de mostrar as peculiaridades de uma cidade pequena, que vive de tradições e da boa relação da comunidade com visitantes e moradores.

O filme se tornou um clássico, pois passou a ser referencia para diversas outras histórias que trazem a mesma temática de uma pessoa, revivendo o mesmo dia até conseguir desvendar o propósito de estar nesse looping. Normalmente com temáticas voltadas a melhorar a forma com que as pessoas são tratadas, trazendo um senso maior de comunidade.

Algumas curiosidades de “Feitiço do Tempo” são que, durante todo a história, vemos uma média de 38 dias em que Phil reviveu. Porém, fãs fizeram os cálculos de quantos dias Phil deve ter revivido o dia com base nas novas habilidades que ele adquiriu durante aquele tempo. Esses cálculos chegaram em uma média de 30 a 40 anos em que Phil viveu o mesmo dia.

Mas o que torna “Feitiço do Tempo” ainda mais especial para se ver nesse período de quarentena é que, para aqueles que tem o privilégio de poder ficar em casa, é que todos os dias se tornaram um ‘Dia da Marmota’, pois muitas vezes parece que estamos vivendo um looping infinito do mesmo dia.

Porém, o que o filme pode nos ensinar é que, muito mais do que aproveitar o período para ter novas habilidades, como aprender piano, devemos nos concentrar num aperfeiçoamento que esteja voltado ao autocuidado, a tentarmos ser pessoas melhores, para conseguir ajudar os outros, a nossa comunidade e assim ter um local melhor para se viver.

Feitiço do Tempo” está disponível para compra ou aluguel pela Play Store, iTunes e Youtube.