Baseado no livro homônimo de Darcey Bell, “Um Pequeno Favor” é daqueles filmes que você não espera muita coisa. Mas que choca, diverte e faz o público tentar resolver um mistério durante todo o longa.
A história gira em torno de Stephanie (Anna Kendrick), uma mãe extremamente dedicada que ajuda em tudo na escola do filho e ainda tem um vlog para ajudar outras mães com dicas práticas do dia a dia. Só que tudo fica mais interessante depois que ela se torna amiga de Emily (Blake Lively), a mãe do melhor amigo de seu filho. Emily e Stephanie começam a passar as tardes juntas enquanto os filhos brincam e acabam confidenciando pensamentos e segredos sobre suas vidas e o dia a dia em Connecticut.
Durante todo o filme, é difícil conseguir entender o que está acontecendo e como a trama pode se desenrolar. A todo momento você fica pensando em soluções para o suspense e os casos que vão acontecendo durante o filme, mas nada é o que parece aqui. A cada 15 min aparece uma nova informação, ou alguém age de uma maneira suspeita que faz com que o espectador monte diversas teorias para a história.
Apesar de ser um filme de suspense, ele não tem o ar obscuro que filmes desse gênero normalmente carregam. É tudo muito claro, cheio de cores vivas e ambientes bem iluminados, o que dá um contraste mais real ao longa.
Tanto Stephanie quando Emily são personagens misteriosas. Emily tem um ar mais misterioso em torno dela, por não compartilhar muita informação sobre si mesma e se esquivar de fotos e pessoas. Mas ao mesmo tempo, Stephanie é alegre e quer sempre ajudar, o que da a impressão que ela esconde muita coisa e sempre tem uma segunda intenção por trás de suas ações.
Mas a melhor parte é como a personagem de Anna Kendrick comenta o desaparecimento da amiga em seu vlog. Ao mesmo tempo que ela está compartilhando sua história com alguém, querendo um apoio e ajuda, também é uma forma de ela produzir mais conteúdo para o canal e tirar proveito da situação. Em muitas cenas, isso chega a ser cômico, pois percebemos até onde vão os limites do que se é compartilhado em redes sociais. Mas também como as mesmas podem ajudar a solucionar mistérios.
“Um Pequeno Favor” explora relações interpessoais pesadas, de uma forma que choca o espectador, mas sem assustá-lo. E esse é o trunfo do filme. Falar de temas degradantes de forma simples. É com certeza um suspense muito diferente, mas que carrega um tom pesado tanto quanto qualquer outro filme do gênero.
Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest