Baseado no conto A Rainha do Gelo do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, “Frozen: Uma Aventura Congelante”, animação musical da Disney que estreou por aqui em janeiro deste ano, conta a história da princesa Elsa, que tem o poder de criar neve e gelo, e sua irmã mais nova, a princesa Ana. Quando Elsa é coroada rainha e perde o controle de seus poderes, acaba lançando sobre o reino de Arendelle um inverno eterno, o que a leva a fugir para as montanhas. Cabe então a Ana encontrar a irmã e salvar o reino de Arendelle. Para isso a princesa contará com a ajuda de Kristoff, homem das montanhas, e Olaf, boneco de neve que gosta de abraços quentinhos.

A produção dessa animação estava nos planos da Disney desde 1943, mas foi apenas em 2011, após o sucesso de “Enrolados”, que o projeto finalmente saiu do papel. Mas a espera valeu a pena. “Frozen: Uma Aventura Congelante” quebrou diversos recordes, e já é a segunda maior bilheteria dos  estúdios de animação da Disney de todos os tempos, atrás apenas de “O Rei Leão”. No Brasil a animação ficou no topo do ranking das bilheterias por diversas semanas, como foi anunciado anteriormente aqui no Cineorna.

E não é para menos. O filme consegue cativar não apenas as crianças com um visual que beira a perfeição e personagens interessantes, mas também conquista os adultos com um roteiro muito bem escrito e um estilo que lembra as antigas animações musicais da Disney que marcaram a infância de muita gente, como “Aladdin”, “A Pequena Sereia” e “A Bela e a Fera”.

Mas o grande trunfo de “Frozen Uma Aventura Congelante” são os números musicais dignos de uma peça da Broadway. E não há nenhum exagero nessa afirmação, afinal, os responsáveis pela composição e letra das músicas do filme são Robert Lopez – co-criador de “The Book of Mormon” e “Avenue Q”, famosas peças da Broadway – e sua esposa Kristen Anderson-Lopez. Vale lembrar também que na versão americana quem dá voz à personagem de Elsa é a atriz da Broadway Idina Menzel, que inclusive cantará na cerimônia do Oscar deste ano “Let it Go”, música mais marcante da animação e que está concorrendo ao prêmio de melhor canção original.

Aliás, “Let it Go” tem o potencial para virar uma daquelas canções sempre lembradas quando se fala em animações da Disney. É que a música vem fazendo um sucesso estrondoso no mundo inteiro, não apenas com a versão de Idina Menzel, mas também com as inúmeras versões cantadas em outros idiomas (no Brasil a música se chama “Livre Estou”), além da versão cantada por Demi Lovato, que ficou bem colocada nas paradas da Billboard Hot 100.

 

 

 

 

Há também outras músicas no filme que merecem destaque, como “Do You Want To Build A Snowman?” (“Você Quer Brincar Na Neve?”), que talvez seja a que mais tem semelhança com as canções das antigas animações musicais da Disney, e “In Summer”, que tem um viés bastante cômico e é cantada pelo boneco de neve Olaf.

 

 

As músicas de “Frozen: Uma Aventura Congelante” realmente caíram no gosto do público, tanto que o álbum da trilha sonora do filme contendo as dez canções originais compostas e escritas pelo casal Lopez e ainda vinte e duas composições instrumentais de Christophe Beck, ficou durante quatro semanas no primeiro lugar da Billboard 200, parada que classifica os álbuns mais vendidos semanalmente nos Estados Unidos. Em decorrência do sucesso, a Disney ainda lançou uma versão deluxe do álbum com dois discos e que contém algumas músicas que não foram incluídas no filme.

 

No Brasil ainda é possível encontrar o álbum da trilha sonora da animação com as canções em português, além da versão de “Let it Go” cantada por Demi Lovato, e outra versão da música em espanhol. E você pode conferir algumas dessas músicas em vídeos disponibilizados no site oficial da Disney Brasil para o filme – http://filmes.disney.com.br/frozen-uma-aventura-congelante.

 

 

Frozen: Uma Aventura Congelante” é uma daquelas animações que consegue a façanha de agradar a família inteira. Mas fica um aviso. Se você pretende assistir ao filme, prepare-se para ficar com as canções desse musical grudadas na cabeça por um bom tempo!

 

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest