De “Cantando na Chuva” a “Hairspray”, de “O Mágico de Oz” a “Sweeney Todd”, há filmes musicais para todos os gostos. Desde a década de 20, inúmeros deles foram produzidos, lançando ao estrelato atores como Fred Aistaire, Judy Garland e Gene Kelly. Mas a era de ouro dos musicais no cinema acaba na década de 60, logo após o grande sucesso de “Amor, Sublime Amor”, “Mary Poppins” e “A Noviça Rebelde”, hoje clássicos do gênero.  

Apesar de musicais não serem mais sucesso garantido, como ocorria na era de ouro, de tempos em tempos alguns deles conseguem alcançar o topo das bilheterias. Foi o caso de “Grease”, “Footlose”, vários musicais animados da Disney nos anos 90, e a partir de 2001, “Moulin Rouge!”, “Chicago”, e “Mamma Mia!”.

 

O mais recente musical a fazer sucesso nos cinemas foi “Os Miseráveis”, filme dirigido por Tom Hooper e que teve oito indicações ao Oscar, incluindo o de melhor filme. O musical conta com grandes nomes em seu elenco, como Hugh Jackman, Anne Hathaway, Russell Crowe, Amanda Seyfried e Helena Bonham Carter. O roteiro é baseado na produção de teatro musical de mesmo nome, que, por sua vez, é baseada no romance de 1862 de Victor Hugo, “Les Misérables”.

 

Sendo um musical, o que já se esperava era que mais do que a trama em si, o filme chamasse atenção pelas belas músicas. E assim aconteceu. Repleto de canções já conhecidas dos aficionados pelo musical da Broadway, “Os Miseráveis” permite que o espectador ouça a uma versão quase teatral, já que os atores ao invés de gravarem as músicas em estúdio, cantaram ao vivo no set de filmagens. 

O resultado é incrível, mas houve quem não aprovasse a ideia. O cantor Adam Lambert, por exemplo, falou abertamente que não gostou do fato de as canções do filme não terem sido gravadas em estúdio, feito que só poderia ter tido sucesso se o filme fosse interpretado por verdadeiros cantores. Russell Crowe, que, aliás, teve uma das atuações mais criticadas, respondeu afirmando que concordava com o cantor, mas que o diretor Tom Hooper optou por um filme mais realista, e por isso não houve tratamento das vozes em estúdio.

Mesmo tendo enfrentado críticas, a trilha sonora de “Os Miseráveis” agradou a maioria, tanto que o álbum, que possui 20 canções, atingiu o topo do Billboard 200. “I Dreamed A Dream”, brilhantemente interpretada por Anne Hathaway em uma das cenas mais emocionantes do filme, é um dos destaques da trilha, assim como “Suddenly”, única música composta originalmente para o filme, e indicada ao Oscar de melhor canção, e “One Day More”, interpretada pelo elenco do filme na cerimônia do Oscar de 2013.

 

 

Interessante que algumas músicas são cantadas no filme por atores que participaram de adaptações de “Os Miseráveis” nos teatros. É o caso de “The Bishop”, cantada por Colm Wilkinson, ator que no filme interpreta um bispo, mas que nos palcos da Broadway interpretou Jean Valjean; “On My Own”, cantada por Samantha Barks, que interpretou Éponine nos palcos de Londres e também no filme; e finalmente “Paris/Look Down”, cantada por Daniel Huttlestone, que interpreta no filme o pequeno Gavroche, mesma personagem que o garoto já interpretou nos teatros londrinos. 

Paris/Look Down”, entretanto, só está presente na edição deluxe da trilha sonora do filme – que tem mais de 30 músicas – assim como “Do You Hear the People Sing”, essa uma das melhores canções da adaptação cinematográfica. Confira abaixo a lista de músicas que compõem a edição simples da trilha sonora de “Os Miseráveis” (Les Misérables: Highlights from the Motion Picture):

 

1. Look Down – Hugh Jackman 

2. The Bishop – Colm Wilkinson 

3. Valjean’s Soliloquy – Hugh Jackman 

4. At The End Of The Day – Hugh Jackman 

5. I Dreamed A Dream – Anne Hathaway 

6. The Confrontation – Hugh Jackman 

7. Castle On A Cloud – Isabelle Allen 

8. Master Of The House – Sacha Baron Cohen 

9. Suddenly – Hugh Jackman 

10. Stars – Russell Crowe 

11. ABC Cafe / Red And Black – Eddie Redmayne 

12. In My Life / A Heart Full Of Love – Amanda Seyfried

13. On My Own – Samantha Banks 

14. One Day More – Les Misérables Cast 

15. Drink With Me – Eddie Redmayne 

16. Bring Him Home – Hugh Jackman 

17. The Final Battle – Les Misérables Cast 

18. Javert’s Suicide – Russell Crowe 

19. Empty Chairs At Empty Tables – Eddie Redmayne 

20. Epilogue – Amanda Seyfried 

  

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest