Nem sempre indicações ao Oscar ou mesmo elogios da crítica garantem que um filme vá agradar ao espectador. No meu último post, eu recomendei “A Vida Secreta de Walter Mitty”, (AQUI) um filme que foi totalmente ignorado nessa temporada de grandes premiações, e que não recebeu muitos elogios da crítica em geral, mas que me conquistou. Hoje eu vou falar sobre “Trapaça”, filme que vem arrancando elogios da crítica, além de ser campeão de bilheteria e recordista de indicações ao Oscar 2014, mas que pode não agradar a todos.

 

Trapaça”, dirigido por David O. Russell (“O Lado Bom da Vida”, “O Vencedor”), tem em seu elenco grandes nomes como Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper e Jennifer Lawrence – todos indicados ao Oscar deste ano nas categorias de atuação -, e é baseado em uma operação do FBI que ocorreu entre as décadas de 70 e 80 para investigar um esquema de propina.

O que se espera de um filme tão aclamado, é que ele caia nas graças de todos. Mas não é isso que acontece com “Trapaça”, o que pode ser constatado da leitura das diferentes críticas dos colunistas aqui do Cineorna. Talvez pelo filme ser tão elogiado, acabamos indo ao cinema com as expectativas lá no alto, e a chance dessas expectativas não serem atingidas é grande. Fato é que o filme é longo e confuso, e por vezes ficamos com a impressão de que o diretor poderia ter cortado algumas cenas para que o longa ficasse menos cansativo.

 

Mas “Trapaça” não é filme ruim. Pode não ser o melhor longa do ano, ou mesmo o melhor filme de David O. Russell, mas entrega performances memoráveis – o que não é exatamente uma surpresa em um filme de O. Russell, já que o diretor nunca escondeu o fato de se concentrar mais na atuação de seu elenco do que na história a ser contada em seus filmes. Preste muita atenção especialmente na atuação de Amy Adams, que por sinal, já tinha dado um show junto com Christian Bale no menos badalado “O Vencedor”, filme de 2010.

Além da atuação, outros pontos que chamam a atenção no filme são o figurino (complementado por penteados espalhafatosos) e a trilha sonora, que dão o que falar. Como a Ana aqui do Cineorna já dedicou um post ao figurino do filme, eu vou falar um pouquinho sobre a trilha sonora.

A música instrumental de “Trapaça” ficou a cargo de Danny Elfman, compositor que eu já havia mencionado ao escrever sobre a trilha sonora de “O Estranho Mundo de Jack”. Já o restante das músicas do filme foram selecionadas pela supervisora de música Susan Jacobs, a mesma que escolheu as músicas para a excelente trilha sonora de “O Lado Bom da Vida”.

 

A trilha sonora de “Trapaça” mistura rock, pop, jazz e disco, e retrata muito bem os anos 70, a começar por “Jeep’s Blues”, de Duke Ellington, que toca diversas vezes no decorrer do longa, funcionando como uma espécie de música tema. Segundo Susan Jacobs, “Jeep’s Blues” foi obrigatoriamente incluída no filme, já que o roteiro foi parcialmente escrito por David O. Russell ao som dessa música. E é claro que em um filme que se passa na década de 70 não poderia faltar Donna Summer, que embala as personagens de Amy Adams e Bradley Cooper com a música “I Feel Love” em uma cena que se passa na lendária discoteca Studio 54.

Outros destaques da trilha sonora são “Live and Let Die”, composta por Paul McCartney e sua esposa Linda para o oitavo filme da franquia de James Bond, e cantada pelo grupo Wings, e “Goodbye Yellow Brick Road”, de Elton John. No filme de David O. Russell, a música de Paul McCartney é tocada em uma cena hilária protagonizada por Jennifer Lawrence. Já “Goodbye Yellow Brick Road” aparece na cena que mostra o primeiro encontro entre as personagens de Amy Adams e Jennifer Lawrence. A trilha sonora de “Trapaça” só ficaria melhor se a música “Good Times Bad Times” do Led Zeppelin, e que toca no trailer que você confere abaixo, fosse incluída no filme, o que infelizmente não aconteceu.

 

 

Trapaça” pode não ser o filme impecável que se esperava, mas vale a pena ser assistido, afinal, recebeu dez indicações ao Oscar e revela atuações arrebatadoras de alguns dos nomes mais conhecidos do cinema atual. Mas se nada disso te convencer, assista ao menos para ouvir uma excelente trilha sonora. Abaixo você fica com a lista de músicas do álbum da trilha sonora do filme (“American Hustle: Original Motion Picture Soundtrack”):

 

1. Jeep’s Blues – Duke Ellington

2. Goodbye Yellow Brick Road (Album Version) – Elton John

3. White Rabbit (Arabic Version) – Mayssa Karaa

4. 10538 Overture – Jeff Lynne

5. Live and Let Die – Wings

6. How Can You Mend a Broken Heart – The Bee Gees

7. I Feel Love – Donna Summer

8. Don’ t Leave Me This Way – Harold Melvin & The Blue Notes

9. Delilah – Tom Jones

10. I’ve Got Your Number – Jack Jones

11. Long Black Road – Jeff Lynne

12. A Horse with No Name (Album Version) – America

13. Stream of Stars – Jeff Lynne

14. Live to Live – Chris Stills

15. Irving Montage – Danny Elfman

 

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest