Já estava mais no que na hora de publicarmos o perfil de um diretor, não é? Bom ele é um dos meus diretores preferidos, e acho que deve ser de muitos também. Hoje aqui no Cineorna o [PERFIL] de Timothy William Burton!
Tim nasceu em Burbank, Califórnia, no dia 25 de agosto de 1958. Burton sempre diz, em entrevistas, que sua infância é considerada com peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Dentro da escola tirava notas baixas, e tinha dificuldade em se concentrar. Nos tempos livres gostava de ler as obras de Edgar Allan Poe, e assistir filmes de baixo orçamento, considerados ruins e obsoletos. A maior referência que Tim possuiu durante sua juventude, sem dúvida, é Vincent Price, ator norte americano o qual futuramente Burton iria escrever e dirigir um curta metragem baseado em sua vida.
Após o colegial, Burton conseguiu uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia. Após os estudos foi admitido Walt Disney Studios como aprendiz de animador. Foi quando dirigiu seu curta metragem Vincent e dois anos depois outro cura chamado Frankenweenie.
Abaixo você pode conferir o curta Vincent.
Em 1988 Tim firmou a atmosfera fantasmagórica com toques de humor em Os Fantasmas se Divertem. Com esse filme Burton ganhou muito destaque, o que fez com que sua próxima direção fosse em Batman (1989), que mais tarde teria a continuação Batman, O Retorno (1992). Em meio a esses dois sucessos, Tim resolveu lançar duas obras de sua autoria, a primeira é a animação O Estranho Mundo de Jack e a segunda Edward, Mãos de Tesoura. Esse foi o primeiro longa que o diretor fez parceria com Johnny Depp.
A carreira dessas duas figuras inusitadas está sempre se encontrando em filmes sombrios e divertidos. A próxima parceria foi na cinebiografia Ed Wood. Em 1999 Depp foi chamado novamente para atuar em A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça. E essa parceria continuou (e espero que continue por muuuito tempo!) em A Fantástica Fábrica De Chocolate, A Noiva Cadáver, Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, Alice no País das Maravilhas e o mais novo trabalho da dupla Sombras da Noite.
Outros trabalhos de destaque do diretor, porém que não receberam boas críticas são Marte Ataca! e Planeta dos Macacos. Entre seus filmes, os que receberam boas críticas estão James e o Pêssego Gigante, Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas e 9, A Salvação. Burton também dirigiu o vídeo clip “Bones” da banda The Killers, confira abaixo.
Não da pra deixar de falar da sua maravilhosa esposa Helena Bonham Carter. Criticada por muitos, pelo seu estilo, hum digamos fora do comum, Helena esteve presente em vários filmes de seu marido, entre eles Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Flett, Alice No País das Maravilhas, e Sombras da Noite.
Tim Burton também publicou um livro, O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias, considerado livro infantil, porém com algumas partes que os pequeninos podem se assustar!
Tim Burton pode ser o personagem principal de um show de aberrações, mas quem não gosta de suas histórias arrepiantes e engraçadas? Só ele mesmo pra conseguir conciliar terror e comédia, tudo junto, misturado e ao mesmo tempo!
E aí, você gosta dos filmes de Tim Burton? Qual seu preferido? (: