Muita novidade hoje nos nossos figurinos do cinema. Tive a oportunidade de assistir a Pré Estreia dessa grande produção e digo que se você gosta de moda, tendências da década de 20, joias, festas e muita extravagância, então vá assistir a esse filme:
Sabe quando você fica de boca aberta um bom tempo e quando se toca começa a olhar para os lados para ver se ninguém ta tirando sarro da sua cara? Pois é, essa é a principal característica do filme “O Grande Gatsby“, super adaptação do romance de F. Scott Fitzgerald dirigido pelo experiente Baz Luhrmann (“Moulin Rouge“) que conseguiu mostrar com precisão todo o universo pensado por Fitzgerald em uma das décadas mais marcantes do século XX. O longa também conta com um elenco sensacional, destacando o protagonista Leonardo DiCaprio (“Django Livre“) com sua excelente atuação e também com os grandes atores Tobey Maguire (Trilogia “Homem-Aranha“), Carey Mulligan (“Drive“) e Joel Edgerton (“A Hora Mais Escura“).
A história começa quando o aspirante a escritor Nick Carraway (Tobey Maguire) chega à Nova York na primavera de 1922, uma era de afrouxamento moral, jazz resplandecente, reis do contrabando de bebidas e disparada dos preços das ações. Depois que conhece seu milionário vizinho Gatsby (Leonardo DiCaprio), que vive para dar festas extravagantes, Nick começa a enxergar a ótica dos grandes milionários e acaba se envolvendo com seus problemas, fraudes, amores impossíveis e tragédias dos tempos modernos.
Mas vamos falar do que é com certeza a coisa mais interessante do filme. O figurino está lindíssimo e muito bem pensando pela Produtora/Figurinista/Designer de Produção Catherine Martin (esposa de Baz Luhrmann) e ganhadora do Oscar de melhor figurino no filme “Moulin Rouge“, também dirigido pelo maridão. Recriar a década de 20, com todo aquele glamour, brilho e inovação, foi um desafio empolgante para Catherine que pesquisou a fundo todos os detalhes possíveis da obra de F. Scott Fitzgerald e até acessou a biblioteca do Museu de Arte Metropolitan que conta com um grande acervo de figurinos da época.
Começando pelo figurino masculino, Catherine se inspirou na silhueta do começo da década, que era mais elegante e estruturada. Gatsby (Leonardo DiCaprio) vem na maioria das vezes com roupas claras e até arrisca um terno branco, que o destacava dos demais homens, além de deixá-lo muito mais sofisticado. Na maior parte dos figurinos masculinos, Martin trabalhou com a Brooks Brothers, a marca americana tradicional, que fez mais de 2000 peças para o filme e também atendia o escritor Fitzgerald, que encomendava roupas frequentemente na sua época.
“Essa é a função de um traje – o ator é o transformador. O ator com o roteiro e o diretor realmente fazem a história, e o figurino está ali para dar apoio ao processo”, diz Catherine Martin.
Partindo para o guarda roupa deslumbrante do time feminino, Catherine contou com a grande parceria da designer italiana Miuccia Prada (neta do fundador da marca) que desenhou 40 vestidos para as cenas de festas, além do maravilhoso vestido “chandelier” e a pele que Daisy (Carey Mulligan) usa em uma aparição na mansão de Gatsby. Para completar o fabuloso look, a personagem usa uma bandana de pérola e diamante da Tiffany, juntamente com aquele farol (jeito que eu gentilmente intitulo o solitário de brilhante) que ela usa durante o filme todo.
“Eu nunca trabalhei em um filme dessas proporções, e também com detalhes tão complexos em seu design – em cada traje que eu usava e em cada set em que eu entrava”, diz Carey Mulligan. “Sempre que colocava um par de sapatos da Daisy ou usava uma joia da Tiffany… por exemplo, a aliança da Daisy é um enorme diamante, e cada vez que eu a colocava, eu me sentia tão diferente, tão… Daisy”.
Além desses lindíssimos vestidos, cheios de detalhes, vemos bastante acessórios como chapéus, joias, luvas e bolsas tudo para deixar ainda mais charmoso cada personagem.
Finalizando, trago imagens da exposição com o figurino criado por Catherine Martin e Miuccia Prada. Também não posso deixar de mencionar na fantástica trilha sonora, com releituras muito bacanas de músicas atuais. Corram para assistir a estreia!
Site oficial:
Facebook:
Crítica:
Posts Anteriores:
[ORNA] – Os Figurinos de “Oz: Mágico e Poderoso“
[ORNA] – Os Figurinos de “Anna Karenina“
[ORNA] – Os Figurinos de “O Lado Bom da Vida“
[ORNA] – Os Figurinos de “A Dama de Ferro“
[ORNA] – Os Figurinos de “O Fabulo Destino de Amélie Poulain“
[ORNA] – Os Figurinos de “Drive“
[ORNA] – Os Figurinos de “Homem de Ferro 3“
[ORNA] – Os Figurinos de “Os Miseráveis“
[ORNA] – Os Figurinos de “O Diabo Veste Prada“
Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest