Hello people, tudo belesma? Preparados para mais um post sobre moda no cinema? Então vamos lá!

 

Ainda em clima de Oscar 2013, hoje vamos falar sobre o vencedor de melhor figurino deste ano que é o filme “Anna Karenina“, dirigido pelo aclamado diretor Joe Wright (“Orgulho e Preconceito“) e estrelado pela sua musa Keira Knightley (Triologia “Piratas do Caribe“). Além dessa parceria de sucesso, o longa ainda trás Jude Law (“Sherlock Holmes“), Aaron Taylor-Johnson (“Kick-Ass“) e Kelly Macdonald (“Trainspottiing“).

Na frente do figurino temos a grande figurinista Jacqueline Durran, que já havia trabalhado com Joe Wright e Keira Knightley nos filmes “Orgulho e Preconceito” e “Desejo e Reparação“, no qual lhe renderam indicações pela academia. Então, você já está esperando algo espetacular certo? E acertou! A Produção de “Anna Karenina” está extraordinária e o figurino belíssimo.

A história de “Anna Karenina“, romance de Liev Tolstoy, se desenvolve no cenário original da alta sociedade russa no final do século XIX, onde a nobreza é forte e o status de riqueza predomina entre as famílias mais tradicionais. Sendo assim Jacqueline teve que estudar a fundo a silhueta da época, mas deu uma modernizada no estilo trazendo para os anos 50. Em entrevista a revista Glamour ela conta que Joe não queria que ela fosse historicamente precisa, ele queria que ela desse uma estilizada, deixando a forma mais pura e moderna.

Os vestidos são grandes e volumosos, principalmente na parte de trás,  a saia é aquela em forma de sino (ou abajur como eu gosto de dizer!). Os corpetes são retos e arquitetônicos. Muitos tecidos e peles são usados, pois o ambiente é muito frio, mas mesmo assim a delicadeza predomina. Em acessórios temos muitos chapéus, enfeites para o cabelo, luvas, além das maravilhosas joias Channel que iluminaram os looks.

 

Mais um detalhe importante do filme é que ele foi todo representado no teatro, o que significava que Jacqueline teria que se adaptar a essa ação. Mas não foi problema para ela, pois estava muito confiante na estética que estava produzindo, alem de acreditar bastante na equipe técnica e direção.

Nos figurinos masculinos a inspiração foi nos uniformes militares russos, mas de nenhum exercito especifico. As cores variam entre os tons de cinza, azul pastel ou branco.

 

Sobre a terceira pareceria com a atriz Keira Knightley e com o diretor Joe Wright, Jacqueline diz que Keira é muito consciente e colaborativa com seu visual e com o que vai combinar com ele.  E com Joe ele diz em poucas palavras o que é ideal para uma cena e outra. Com essa experiência conjunta é claro que o resultado tinha que ser um Oscar de melhor figurino!

Jacqueline, em parceria com Simon Kneen, também criou uma coleção inspirada no filme para a grife Banana Republic. Os looks contam com peças como vestidos de renda, jaquetas militares e acessórios em pele sintética. Olha que arraso, quero todos!

 

Confira os posts anteriores:

[ORNA] – Os Figurinos de Oz: Mágico e Poderoso;

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram