Olá pessoal, hoje a coluna vai abordar o figurino espetacular de um filme que, apesar do nome, foge da beleza dos contos de fadas e trás um aspecto sombrio avassalador:
“Branca de Neve e o Caçador” teve sua estreia em 2012 e mostrou que um filme de conto de fadas não precisa ser nada meigo, pelo contrario, ele arrisca um caráter mais adulto fugindo do estereótipo das historias que nós estamos acostumados. Dirigido por Rupert Sanders e estrelado belamente por Charlize Theron (“Prometheus“), Kristen Stewart (“A Saga Crepúsculo“) e Chris Hemsworth (“Thor“), o filme conta a conhecida história, só que dessa vez vemos uma Branca de Neve guerreira, que depois de comer o pão que o diabo amassou, consegue se reunir com seu povo e vai para guerra para acabar com o reinado da rainha perversa Ravenna. O filme rendeu indicações para o Oscar, inclusive figurino, e também polemizou com o escândalo de traição entre o diretor Rupert e a atriz Kristen. Lembram?
Quem assume o guarda roupa é a lendária Colleen Atwood, que carrega em seu currículo 3 Oscars de Melhor Figurino (“Chicago“, “Memórias de uma Gueixa” e “Alice no Pais das Maravilhas“). A experiente figurinista não fez feio nessa produção e nos trouxe um figurino muito bem elaborado, inovador, com cortes e tecidos únicos, que deixou o filme com o aspecto sombrio mencionado. A principal inspiração foi o período medieval, trazendo tecidos pesados, metais, silhueta estruturada.
Começando pelo figurino da Branca de Neve, vemos uma roupa bem rústica, diferente do que nós estamos acostumados. A delicadeza da princesa é deixada de lado e entra em cena uma heroína que precisa lutar para sobreviver, e sua roupa precisava refletir isso. Calças de couro e botas são usadas para facilitar as cenas de ação. Mais tarde ela assume uma cota de metal bem pesada, com escudo e espadas, mas o detalhe do seu cabelo, as tranças, deixa a moçoila bastante feminina.
Partindo para o figurino do Caçador o lema continua o mesmo. Tecidos pesados, diversos tipos de couros, costurados a mão, como se fosse o próprio personagem que tivesse feito sua roupa artesanalmente. Ele carrega muitas armas, então a roupa é toda adaptada para isso.
Deixando o melhor para o final, sem sombra de dúvida o principal personagem em quesito figurino (e interpretação no filme :P) é da Rainha Ravenna. Suas roupas são espetaculares e únicas. A confecção bastante diferente e surreal reflete morte, tendo direito a asas e esqueletos de besouro, metais que lembram escamas, penas, tudo puxando para a silhueta medieval, prova disso é sua coroa bem rústica inspirada no estilo romanesco. Seu vestido de noiva tem uma cola extraordinária feita de um material que lembra ossos. Há também uma capa toda feita com penas de pavão.
E para finalizar, trago fotos dos principais red carpets de divulgação do filme, onde os atores brilharam exibindo grifes famosas como Derek Lam, Christian Louboutin, Dior.
Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest