Levar grandes obras literárias nacionais para o cinema acaba gerando uma forte expectativa nos leitores do original.
Desde que foi anunciado, o projeto de adaptação da obra de Erico Verissimo para o cinema tem sido muito aguardado.Ainda mais quando se leva tanto tempo para produzir um filme,como é neste caso,que levou sete anos para ser feito.O filme é baseado na obra O Continente, primeiro tomo da trilogia, e conta a história da formação do estado do Rio Grande do Sul e do território brasileiro através de uma saga épica que retrata diferentes gerações de duas famílias gaúchas.
Sob o ponto de vista da luta entre essas duas famílias, são retratadas a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa
e espanhola. Além de ser uma notável história épica, plena de heróis como Capitão Rodrigo e o índio castelhano Pedro Missioneiro, “O Tempo e o Vento” é uma profunda discussão sobre o significado da existência, da resistência humana diante das guerras. Por isso, para a adaptação cinematográfica, tomamos como estrutura o olhar feminino da quase centenária Bibiana Terra Cambará. Em meio ao cerco do casarão de sua família pelos Amarais, ela se valerá de sua memória, sempre deflagrada em noites de vento, para lembrar e contar sua história e as de seus antepassados. E, assim, resistir ao tempo e protestar contra a morte.
Em nossa conversa com o diretor Jayme Monjardim houveram sim muitas mudanças do filme para a mini-série “A Casa das Sete Mulheres“, obviamente no filme o diretor tentou deixar o filme com um foco mais direto, a atuação dos atores é boa, o filme não é ruim,mas só deixa a desejar muito no fato de cada cena de transição de época, mudarem de atores, coisa que poderia ser resolvida com pequenos trabalhos de maquiagem, Fernanda Montenegro incrível como sempre é a narradora da película, do começo ao fim, contando a trajetória das duas familias, com um final bem romântico.
O roteiro é assinado por Leticia Wierzchowski (autora de A casa das sete mulheres) e Tabajara Ruas. No elenco estão Fernanda Montenegro, Thiago Lacerda, Marjorie Estiano e Cléo Pires. Jayme Monjardim é o diretor.
Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest