Abrindo a Competitiva Olhares Brasil Longa Metragem, o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba exibiu ontem, domingo 9 de junho de 2013, o documentário “Mataram Meu Irmão“, de Cristiano Burlan.
Mataram Meu Irmão
Reconstituindo os detalhes da morte de seu irmão, Rafael Burlan da Silva, o cineasta Cristiano Burlan lança-se a uma jornada pessoal que conduz ao coração de um círculo de violência em torno dos bairros da periferia paulista – como o Capitão Redondo, onde morava a família e o irmão, de 22 anos, foi morto com sete tiros, em 2001. Ouvindo parentes e amigos, cujos depoimentos trazem à tona os destinos de diversos personagens, mapeando o histórico de dolorosas feridas emocionais.
Cristiano Burlan
Após a exibição do filme, foi realizado um bate papo com Cristiano. Neste filme, ele procurou colocar questões presentes na sociedade brasileira, como a dualidade entre estatística e humanização de pessoas mortas por violência. Seu irmão, Rafael, era usuário de drogas, e eventualmente cometia alguns crimes, como tráfico e roubo de carros, para sustentar o vício. Ao trazer isso para dentro do filme juntamente com um lado mais carismático de Rafael, apresentado pelos entrevistados, fica a questão: aquele que rouba para viver, aquele que comete crimes e usa drogas, deixa de ser uma vítima, devido a seus crimes, quando é assassinado? Para dar um tom diferente de suas produções anteriores, Cristiano procurou desaprender as técnicas cinematográficas que tanto estudou, com o objetivo de não estetizar a morte do irmão. Ele dirigiu os longas Sinfonias De Um Homem Só (2012), Cuipiranga (2010), O Homem Da Cabine (2008), Construção (2007) e os curtas Lucrecia (2007), Corações Desertos (2006), Os Solitários (2005), 4:48 AM (2005).
Abaixo segue o trailer de Mataram Meu Irmão, premiado como Melhor Filme e Prêmio da Crítica no 18º Festival Internacional de Documentário – É Tudo Verdade.
Dica de programação:
“Matéria de Composição“, de Pedro Aspahan, 82 minutos, competitiva Olhares Brasil. Documentário sobre o processo de criação da composição musical contemporânea na relação com o cinema. Você poderá conferir hoje, 10 de junho, às 19h45 no Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Chrystal em Curitiba. O Ingresso custa R$5,00 e já está a venda no local de exibição. Confira o trailer:
Site Oficial:
Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
Cobertura do CineOrna:
[EVENTOS] – Mostra Miranda Paranaense
Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest