O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba chegou ao seu penúltimo na última quinta-feira 13 de junho de 2013. Depois de várias mostras já terem sido encerradas, foi exibido o primeiro programas de curta metragem da Competitiva Olhares Brasil de Curta Metragem, com os filmes “O Duplo“, “Charizard“, “Califa 33” e “Laje do Céu“.

 

O Duplo“, com direção e roteiro de Juliana Rojas, 25 minutos, acompanha Silvia, uma jovem professora em uma escola de ensino fundamental. Certo dia, sua aula é interrompida quando um dos alunos vê um duplo da professora andando no outro lado da rua. Silvia tenta ignorar a aparição, mas este evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.

 

O duplo – Divulgação

 

 

Charizard“, com direção e roteiro de Leonardo Mouramateus, possui 14 minutos de duração. A semana em que Virna resolveu se separar do namorado para ficar com ele foi a mesma semana em que lhe ofereceram um emprego temporário de caseiro. Ele chama a garota para passar uns dias na casa, onde a história se desenrola.

 

Charizard – Divulgação

 


Califa 33“, com direção e roteiro de Yanko Del Pino, possui 25 minutos de duração. “Califa 33 era um repórter policial que retirava a notícia do esgoto. Às vezes a embelezava, às vezes a contava nua e cruamente” Ali Chaim.

 

 Califa 33 – Divulgação

 

 

Laje do Céu“, com direção e roteiro de Leonardo França, possui 15 minutos de duração. Vento na cara, no vestido e no espelho. Sussurros. No avançar de imagens no retrovisor da memória, uma cidade se apresenta em suas ausências. “Laje do Céu” re-inventa uma cidade do interior do Brasil através de olhares coreográficos. O filme constrói uma noção do tempo estilhaçada que avança retornando e retorna avançando. Como um chapéu que uma vez lançado retorna sem voltar para o mesmo lugar. Lugar imaginário que existe.

 

Laje do Céu – Divulgação