O conceito da 3ª edição do Olhar de Cinema é baseado na ideia de enraizamento. Ainda buscando uma proposta de exibir filmes que se arrisquem e que busquem um diálogo com o público, esse ano a ideia é dar maior visibilidade para o mercado cinematográfico e buscar “plantar sementes” para enraizar esse mercado na cidade de Curitiba. Durante o Festival, serão proporcionados ambientes para discussão e visibilidade de novos filmes e de novas produções, buscando sempre um diálogo também com a produção local, incentivando novos talentos.

 

A programação possui diversas atividades, sendo elas exibições de filmes de longa e curta metragem nacionais e estrangeiros; oficinas; debates; seminários, além dos encontros inesperados que os locais e as pessoas irão proporcionar. Os locais dos eventos variam de acordo com as atividades.

Como uma das novidades desse ano, os realizadores do festival proporcionarão um seminário a respeito do Fundo Setorial Audiovisual, encaixando o seminário na proposta de incentivar a formação de um mercado de cinema na região. Os encontros ocorrerão na Livraria Saraiva, também no Shopping Chrystal, local escolhido pela proximidade com as salas de cinema, otimizando o deslocamento de uma atividade para a outra.

Na Livraria Saraiva também haverá o lançamento de três livros, atividade inédita no Olhar de Cinema. Os livros são voltados para as áreas de produção e de desenho de som e o evento contará com a presença de seus autores para debate e autógrafos.

Outra novidade serão as intervenções, que ocorrerão no fim de semana que antecede o Festival. Elas serão exibições públicas e abertas de alguns filmes, e ocorrerão em pontos movimentados da cidade, ainda não escolhidos.

Com relação às mostras, sofreram algumas alterações. A categoria Competitiva Olhares Brasil foi inserida na Competitiva Internacional, sem a segregação entre filmes nacionais e estrangeiros que havia nos anos anteriores. Ainda haverão os dois prêmios voltados exclusivamente para os filmes nacionais, um para longa e outro para curta, a diferença é que esses filmes não estarão em uma mostra à parte, mas juntamente com os filmes de outros países, colocando-os em pé de igualdade perante o público e o júri.

Dentre as outras atividades, a que mais chama a atenção é a do peaching (apresentação presencial e oral por parte dos realizadores de um filme para um possível apoiador do projeto), que conta com uma parceria com o Núcleo de Dramaturgia do Sesi. Nele estão atualmente sendo trabalhados 15 projetos, desses, 5 terão a chance de apresentar seu peaching para uma banca de jurados de renome internacional. O melhor desempenho ganhará um prêmio especial, além da oportunidade de realizar parcerias com diversos realizadores. As apresentações ocorrerão durante a tarde do dia 5 de junho, antes da cerimônia de premiação, com local a confirmar.

Diferente das edições anteriores, a cerimônia de premiação ocorrerá no Teatro do Paiol, no dia 5 de junho, com horário a ser divulgado juntamente com a programação, no dia 15 de maio. Os ingressos para as exibições da seleção oficial estarão a venda a partir do dia 22 de abril, nos pontos onde os filmes serão exibidos (na Cinemateca de Curitiba e no Espaço Itaú de Cinema), no valor de R$5,00 (cinco reais) o ingresso inteiro e R$2,50 (dois reais e cinquenta centavos) a meia entrada, tanto para as exibições de longas como de curtas.

Ao todo foram mais de 2500 inscrições, de aproximadamente 90 países diferentes. Destes, 95 filmes, dentre longas e curtas metragens, irão compor a seleção do festival deste ano. O evento conta com capacidade para 14 mil pessoas, em todas as atividades e com as salas cheias. Ano passado o público foi de quase 13 mil, esse ano espera-se um número semelhante. Mesmo que os recursos arrecadados para o Olhar de Cinema esse ano tenham sido menores do que nos anos anteriores (devido a Copa do Mundo são poucas as empresas que buscam apoiar projetos culturais que não estejam relacionados aos futebol, neste ano), ainda existem parcerias sólidas e um público ansioso para prestigiar os filmes e as atividades educativas. 

Para mais informações, acesse o Site do Festival Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba 2014

 

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest | YouTube