Olá!!! Desculpem a demora para postar aqui, mas como prometido, aqui está o especial sobre o diretor de cinema Quentin Tarantino!

Afinal quem é o louco de Hollywood? 

Odiado por uns e amado por outros, Tarantino costuma causar diferentes sentimentos quando seu nome é citado. Alguns acham que ele é um péssimo diretor, outros acham que seus roteiros são desconexos, muitos não entendem a participação dele como ator no filmes e por aí vai. Mas alguns simplesmente acham que o Tarantino é uma espécie de gênio do cinema, talvez por conseguir abordar o “trash” de maneira inteligente e engraçada.

 

Quentin Jerome Tarantino é conhecido por ser diretor, roteirista, produtor e ator! Ele é tipo um leve 3 pague 1 do mundo do cinema!  Ele alcançou o auge da sua carreira na década de 1990, onde alguns dos seus filmes mais conhecidos foram lançados, como por exemplo, Cães de Aluguel e Pulp Fiction.  Tarantino é o diretor mais famoso dos jovens que estiveram por trás da revolução do cinema independente, o que fez com que se tornasse extremamente conhecido pela sua bagagem cultural de filmes populares e até mesmo filmes considerados “cinema arte” e alguns que talvez você não tenha nem ouvido falar. Seus filmes são conhecidos por seus roteiros não-lineares, diálogos memoráveis,  e muita, eu disse, MUITA violência. Apesar da grande maioria dos seus filmes possuírem muita ação, lutas, armas e etc, algumas características estão sempre presente, e que são na verdade o toque especial dos seus filmes.

Marcas fictícias como os cigarros “Red Apple” e a lanchonete “Big Kahuna Burgers”, de Pulp Fiction, apareceram depois em vários filmes, como Four Rooms, Um drink no inferno, À prova de morte e Kill Bill. Uma outra marca do diretor, são os cereais matinais, que aparecem constantemente em seus filmes, com marcas como “Fruit Brute” em Cães de Aluguel e Pulp Fiction, e “Kaboom” em Kill Bill.

Vamos conhecer um pouco mais sobre alguns filmes  do Tarantino! Vou listar aqui, os mais conhecidos e os preferidos por mim!

 

Cães de Aluguel

Um filme policial lançado em 1992, escrito e dirigido por Quentin Tarantino. O filme conta a história de um roubo de diamantes, tudo acontece de maneira não-linear, então os fatos são apresentados antes e depois do assalto, sendo que o a ação toda não aparece no filme. Chega até ser um detalhe que muitos não entendem. Como assim um filme sobre um assalto no qual a cena do roubo não aparece???  Oo

 POIS É! Esse é o Tarantino!

No filme cinco homens estão envolvidos no crime, mas eles não se conhecem e só referem-se uns aos outros através de nomes de cores.  O próprio Tarantino faz uma pequena aparição no filme, como de costume. Cães de Aluguel mostrou ao mundo os principais temas que se tornaram marcas do trabalho de Tarantino: criminalidade, violência, referências à cultura pop, constante uso de palavrões e narrativa não-linear. O filme acabou tornando-se um clássico do cinema independente e um hit cult. A revista Empire o escolheu como “O Maior Filme Independente de Todos os Tempos”.

 

Pulp Fiction – Tempo de Violência

Considerado um filme do gênero policial, o filme foi lançado no ano de 1994, e foi escrito pelo Tarantino em parceria com o Roger Avary e a direção ficou por conta do próprio Tarantino.  Pulp Fiction apresenta algumas histórias diferentes, mas que estão entrelaçadas, sendo elas sobre dois assassinos profissionais, o gângster que os chefia e sua esposa, um pugilista pago para perder uma luta e um casal assaltando um restaurante, na cidade de Los Angeles dos anos 90. Muita gente acha o filme meio lento por conta do tempo que é destinado a monólogos e conversas entre os personagens, fazendo com que aos poucos sejam reveladas as suas respectivas histórias e suas características, mas é o estilo do diretor!  O roteiro se apresenta de forma não-cronológica, como na maioria dos filmes do Tarantino.

O título do filme, na realidade é uma referência às revistas Pulp, que eram muito populares durante a metade do século XX e caracterizadas pela sua violência gráfica. Pulp Fiction é conhecido por seus diálogos ricos e ecléticos, mistura irônica de humor e violência, narrativa não-linear, uma série de alusões à outras produções cinematográficas e referências à cultura pop.  Pulp Fiction recebeu sete indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, sendo queTarantino e Avary ganharam o prêmio de Melhor Roteiro Original. Também venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1994.

E é claro, eu não podia deixar de falar sobre o INCRÍVEL elenco do filme! John Travolta, Uma Thurman (diga-se de passagem, a “queridinha” do Tarantino) e Samuel L. Jackson! Tem talento de sobra nesse filme viu!

 

Kill Bill – Volume 1 e 2

Kill Bill é um filme 2003 e 2004, o quarto do roteirista e diretor Quentin Tarantino. Originalmente foi realizado como um único filme, porém foi lançado em dois volumes  devido à sua duração de aproximadamente quatro horas. O filme é um drama fictício de vingança, que homenageia antigos gêneros, como dito anteriormente, uma paixão do diretor que sempre se sobressai nos seus filmes, tais como filmes antigos asiáticos de kung fu, filmes japoneses de samurai, western spaghetti italiano, trash, anime, uma grande referência à música popular e cultura pop; e alta violência deliberada.

As gravações ocorreram nos Estados Unidos, México, Japão e China. Kill Bill conta a história de vingança de Beatrix Kiddo, interpretada pela queridinha Uma Thurman, contra seus ex-parceiros do Esquadrão Assassino de Víboras Mortais”, que tentaram assassiná-la no dia do ensaio do seu casamento.  A trama possui tempo não-linear, sempre voltando tempo através das lembranças de Beatrix. Uma lista com o nomes dos seus inimigos marca um nome que se mantém no topo, Bill, seu ex-marido e chefe. Muitas lutas, sangue, cabeças rolando (literalmente) e o estilo Tarantino se sobressaem nesse filme.

E para a felicidade dos fãs de Kill Bill, Tarantino confirmou a continuação da saga! Dessa vez a filha da Noiva irá lutar! Só nos resta aguardar, afinal o filme está previsto para 2014 e alguns dizem que irá ser em 3D!

 

 Premiações

Foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor por Pulp Fiction e Bastardos Inglórios.

Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original por Pulp Fiction. Também recebeu outra indicação nessa categoria por Bastardos Inglórios.

 

Tem um vídeo que rola na internet, com as participações do Selton Mello e do Seu Jorge, que é MUITO interessante! Eles dizem ter desvendado o “código Tarantino”. Então clica aqui e assiste o vídeo! 

 

Espero que gostem do post! E fiquem a vontade para comentar e dar dicas! E afinal, o Tarantino ORNA? Qual outro diretor que você é fã?