Fala galera! 

Como vocês já notaram desde o começo da semana estamos com novidades aqui no CineOrna!! Os primeiros post dos novos colunistas do site estão aparecendo. Na segunda começamos com a nova coluna do CineOrna o Cinematopeia que vai especular um pouco mais sobre a trilha sonora e seu efeito nos filmes, por Gustavo Panacioni e Karen Domingues!! Já na terça tivemos um post especial de #perfil por Marlon Garcia!! Hoje já tivemos a análise dos figurinos de “Oz: Mágico e Poderoso” por Ana Lesniowski!! E agora você vai conhecer mais 4 novos colunistas do CineOrna e o que eles acharam do filme “Os Croods” que chega aos cinemas na sexta-feira!! 

Esquerda para direita: Francielle, Thiago, Isabele, Gabriel, Ana, Isadora, Kelvyn e Gustavo. 

 

FRANCIELLE LIMA

 “Mas você faz Direito?”. Geralmente é essa pergunta que as pessoas fazem quando eu me apresento antes de falar sobre a faculdade. É, vim pra Curitiba com o propósito de me formar em algum curso superior que me abrisse portas para o mercado de trabalho e, apesar de já ter mais de 20 anos, vez ou outra me pego em dúvida quanto às minhas reais aspirações profissionais. Feita essa breve introdução, acho que posso me apresentar mais (in)formalmente. Meu nome é Francielle Lima, sou natural de Campo Grande (Mato Grosso do Sul), vim para Curitiba em 2010 e desde então me apaixonei pela cidade, pelas pessoas que aqui residem (não, gente, Curitiba não é composta só pelos tradicionais curitibanos taciturnos: tem muita gente boa e aberta a conhecer pessoas novas aqui!) e por sua movimentação cultural. Sei que muitos reclamam do cenário que, em comparação com o de cidades como São Paulo, ainda tem muito a crescer, mas não é de todo ruim – nem de longe! Enfim, não faria sentido estar aqui se não fosse também pela minha paixão por cinema, né? Essa aí é uma velha constante em minha vida. Não sei ao certo quando caí de amores pela sétima arte, mas creio que desde pequena a minha “quedinha” por filmes é notória, assim como a paixão por música. Adoro acompanhar blogs que tratam sobre cinema, arte, moda e make e, pela indicação de uma amiga, vi a divulgação do concurso do CineOrna e pensei, “por que não?”. Afinal, seria uma grande oportunidade para escrever sobre cinema e, claro, aprender muito com isso! Fiquei muuuito feliz quando recebi a notícia de que me escolheram para fazer parte da equipe e, apesar de não ter experiência profissional na área, espero que o meu olhar leigo também colabore para o crescimento do blog!! 

 Os Croods” é uma das melhores animações realizadas nos últimos anos. Trazendo ao público infantil temas cada vez mais raros, como o valor da família, as dificuldades e o medo ao se deparar com o desconhecido, camaradagem e confiança, o longa-metragem não é só uma história para crianças. Usando analogias com o fogo e com a luz, os realizadores brincam com a história mundial.

Além disso, os diretores utilizam o recurso 3D para acentuar as sensações experimentadas pelos personagens, e não como um de seus atrativos principais (quase nem se percebe a utilização do efeito).  E o que dizer dos cenários e criaturas híbridas (como o tigre com pelagem de cores de uma arara ou as baleias terrestres), lembrando com certeza a fauna e flora bioluminescente de “Avatar” e as divertidas criaturas de “A Era do Gelo“? Resumindo, este é um daqueles filmes que valem a pena. Se ficou curioso e com vontade de “quero mais”, aguarde a crítica completa do filme, que vai ao ar ainda nesta semana!

 

GABRIEL LISBOA

Fala galera, tudo bem? Me chamo Gabriel Lisboa, mas a maioria me chama de Gabe, tenho 25 anos, sou estudante de gastronomia e também vou ser um dos novos colunistas aqui no CineOrna, pra falar de algo que amo muito, cinema! Minha paixão por cinema é enorme, e com isso, espero poder fazer boas críticas aqui no blog para vocês.

 

Basicamente “Os Croods é uma animação da DreamWorks sobre um homem das cavernas que tenta proteger sua família dos perigos do mundo em que vivem. Na animação os Croods são obrigados a deixar sua “casa” para explorar o mundo. A comédia acaba mostrando no seu enlace o desentendimento do patriarca da família com um novo integrante do grupo que possui grandes novas idéias bem a frente de seu tempo. O filme acaba se tornando interessante pelo carisma típico que se espera em filmes de animação,pelo enredo e história original e, pelo nível de comédia creditado ao filme.Uma boa animação que cativa tanto a crianças quanto a adultos sem dúvida. O roteiro e a direção fica por conta de Chris Sander, que tem no currículo as animações de “Lilo & Stitch” e “Como Treinar seu Dragão“. “Os Croods” tem estréia marcada para dia 22 de Março de 2013.

 

ISABELE ORENGO

Ola! Sou Isabele Orengo, curitibana, aquariana, gaúcha de coração, candanga e catarinense de passagem. De agora em diante nos encontraremos semanalmente, o que será um grande prazer. Eu e o cinema nos encontramos há alguns anos já, o Simba e o Woody que o digam. E desde então procuro entender cada vez mais esse mundo pelo qual me apaixonei. Cursos, oficinas, minha graduação e até uma singela produção em andamento. Em minhas análises busco apresentar um ponto de vista não convencional, algo que fuja dos padrões, o filme por trás do filme. Enfim, algo inusitado e surpreendente!

 

Os Croods”, animação da DreamWorks, é uma das melhores realizadas nos últimos anos. Trazendo ao público infantil temas cada vez mais raros, como o valor da família, as dificuldades e o medo ao se deparar com o desconhecido, camaradagem e confiança, o longa-metragem não é só uma história para crianças. Usando analogias com o fogo e com a luz, os realizadores brincam com a história mundial ao retratar a passagem da Idade Média (idade das trevas) para o Iluminismo (época das ideias) em um cenário pré-histórico fantástico. Resumindo, este é um daqueles filmes que valem a pena.

 

THIAGO CARDOSO

 Sou Thiago Cardoso, estudante de Cinema e Vídeo na Faculdade de Artes do Paraná,  tendo passado anteriormente pelo Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo do Instituto Federal do Paraná, onde pude realizar algumas produções como curta-metragens e até mesmo videoclipes e animações em stop motion, dentre eles destaco o curta “Devaneios“, realizado durante a Corrente Cultural de Curitiba em 2011. Fazer cinema sempre fazia parte dos meus sonhos desde quando eu estava pra me formar no Ensino Médio, muito motivado pela trilogia “O Senhor dos Anéis” e, não obstante, pela saga “Star Wars”. Apesar de ter descoberto posteriormente filmes igualmente inspirantes, e até menos trabalhosos, a seguir a carreira de cineasta, por alguns motivos eu deixei este sonho de lado na época e acabei fazendo cursos que não me mantinham interessado o suficiente. Já pensei em ser músico, embora tenha se tornado um hobby de uns tempos pra cá e era meu objetivo principal até iniciar o curso técnico e a produção de filmes voltar a chamar minha atencão. Gosto muito de ler e procuro sempre ler novas histórias, outros autores e até mesmo tenho acompanhado algumas HQs. Acredito que tudo isso engrandece o conhecimento das pessoas e a busca por materais, sejam eles inéditos ou pouco conhecidos, só tendem a ampliar nossa visão de mundo. Viajar quando possível, conhecer novas culturas, costumes. Nunca é demais e tampouco tarde para se aventurar. Participar do CineOrna será uma experiência muito boa, não apenas pelo fato de poder transpor o que se vê nas aulas da faculdade, mas também fornecer novos olhares sobre filmes na internet, compartilhando textos com qualidade para o pessoal de Curitiba e quem mais acessar ao site.

 

Os Croods” é o novo filme da DreamWorks Animation distribuído pela Fox e nos leva ao cotidiano de uma família pré-histórica relutante em largar a segurança de sua caverna, salvo quando é necessário sair à caça para conseguir a refeição (muito racionalizada) do dia antes da escuridão chegar. Recorrente em outras produções do estúdio (e de muitos outros também), logo os personagens estarão sujeitos a mudanças no seu instinto de sobrevivência, principalmente Eep, a filha mais velha que está sempre se contrapondo ao comodismo e ignorância de seu pai Grug, cujo papel de protetor da família se resume a contar histórias amedrontadoras com o intuito de eliminar qualquer possibilidade de realizar ou descobrir coisas novas. Quando Eep enxerga um vislumbre de luz durante a noite, curiosa e destemida como é, desacata a ordem do pai de não sair da caverna e acaba conhecendo Guy, um garoto mais evoluído que os Croods, que além de saber fazer fogo e ser perito em outras técnicas de sobrevivência, ele alega usar calças, seguradas por Braço, um bicho-preguiça que renderá muitas risadas durante a trama. Guy então alerta Eep que o mundo está acabando e ficar nas cavernas é perigoso. Sem alternativas, Grug logo terá rumar com sua família por lugares perigosos aos seus olhos, até que seu caminho cruza com o de Guy, levando às tradicionais confusões familiares, com direito a um pai enciumado com o pretendente da filha e disposto a qualquer coisa para se livrar da sogra Vó, a mãe Ugga se encantando com as qualidades do rapaz e os irmãos menores, o desengonçado Thunk e a selvagem bebê Sandy, conhecendo novidades, deixando aos poucos de seguir a relutância do pai.

 

Não são as únicas novidades do CineOrna, no sábado ainda temos a estreia de Maiara Tissi direto de São Paulo e no domingo as dicas do Fernando Takizawa!! Não perca!!

Tem promoção de  “Os Croods” aqui no CineOrna  participe!! (AQUI).

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram