Aproveitando a promoção “CineOrna e você na pré-estreia de Flores do Oriente‏” preparamos um especial sobre filme que emocionou muitos na pré estreia da última terça feira (22).

China, 1937. Durante a II Guerra, as tropas Japonesas dizimaram várias cidades chinesas, entre elas Nanquim. John Miller (Christian Bale) é um agente funerário norte americano, que precisa providenciar o funeral e enterro de um padre chinês. Porém até chegar à Igreja onde se encontra o padre, John cruza com tropas japonesas que estão botando medo, matando e se aproveitando de meninas e mulheres da cidade. Quando encontra duas estudantes da Igreja onde precisa realizar seu trabalho, não sabe o que terá que enfrentar nos próximos dias.

Ao chegar à Igreja John encontra um grupo de 15 meninas, estudantes católicas, e um garoto, filho adotivo do padre que faleceu. Com medo da Guerra as estudantes tomam John como porto seguro, e única chance de sair da cidade. 

Quando um grupo de belas cortesãs procura refugio na Igreja, John terá mais uma função na Igreja, de protetor e mediador desses dois grupos tão diferentes. 

Após um ataque das tropas japonesas à Igreja, sobretudo às estudantes, John Miller toma a decisão de “vestir a bata” e proteger as refugiadas e também sua própria pele. A confusão entre as estudantes e as cortesãs começa a ser constante, dando ao filme um toque cômico em meio a tanto sangue e violência. A fotografia, figurinos e as cores remetem diretamente à estética oriental. 

Ataques, emboscadas e muita violência estarão presente na vida dessas pessoas que se refugiam dentro da Igreja. O maior desafio de suas vidas não será a sobrevivência, mas sim aprender a confiar uns nos outros. 

 

 

Flores do Oriente” pode ser forte e grotesco aos primeiros olhares, porém sua essência está nas atitudes e expressões da  personagem principais, que ao longo do filme vão se transformando, para que vidas possam ser salvas.