Há exatos 11 anos acontecia nos Estados Unidos um dos piores atentados terroristas da história!! Em estado de choque, o mundo acompanhou pela TV o que na época parecia inimaginável. As duas torres do World Trade Center, que antes marcavam o horizonte da cidade, foram atingidas por aviões sequestrados e despencaram. Demorou um pouco ate a industria cinematográfica superar o trauma.
As torres chegaram a ser apagadas digitalmente de comédias como “Escrito nas Estrelas” e “Zoolander“. Em “Homem-Aranha“, uma sequencia que envolvia os dois prédios teve de ser cortada. Apenas documentário pareciam ser autorizados a falar sobre o assunto.
Dois filmes começaram sobre o assunto começaram a ser produzidos com muitos protestos em cima dos estúdios e dos cineastas. “As Torres Gêmeas” e “Vôo United 93” se completam e contam uma história de heroísmo de dois lados. No primeiro os heróis (bombeiros e políciais) que entraram nas torres em chamas para salvar vida, no segundo mergulhamos no sufocante drama do vôo 93 que rumava para uma missão suicida. Em comum, ambos mostram histórias humanas de sofrimento, tensão e heroísmo.
Em “As Torres Gêmeas” mostra a trágica experiência de John McLoughlin e Will Jimeno, que salvaram vidas e acabam se tornando vítimas do atentado, ficando presos nos escombros das torres gêmeas.
Uma curiosidade sobre ” Vôo United 93” os atores que interpretaram os terroristas e os passageiros não se conheciam ate o começo das gravações e ficaram hospedados em hoteis diferentes. Tudo serviu para dar uma sustentação ao que seria mostrado na tela.