“Santa Clarita Diet” – Primeira Temporada
Problemas com peso? Falta de ânimo? Não tem mais a energia de sempre? Seus problemas acabaram, com a mais nova dieta, a dieta de santa clarita, você resolverá esses e todos aqueles detalhes em sua vida que te incomodam, com essa simples e deliciosa dieta. Você poderá comer todos que quiser sem se preocupar em ganhar uns quilinhos a mais. Uma dieta rica em proteínas, composta por carne de todos os tipos, seja ela humana, de frango ou porco.
Exatamente, é com essa proposta que se impõe a mais nova série da Netflix, “Santa Clarita Diet” estreou na sexta (03/02) e já gera comentários no mundo das séries. Com uma premissa surreal, e instigante, a série conta a história de Sheila (Drew Barrymore) e Joel (Timothy Olyphant), um simples casal de corretores de imóveis que vive em um subúrbio de uma pacata cidade da Califórnia. Em um certo dia Sheila passa mal em seu trabalho, e aos poucos percebe que tens sintomas estranhos para ter qualquer doença conhecida, seu coração para de bater, seu sangue se tornou mais grosso, e uma inevitável fome por carne cresceu em seu corpo. Com algum tempo de análise, a família conclui que Sheila se tornou um zumbi, provavelmente por conta de algum vírus, e que ela precisa imediatamente ser curada, antes que o vírus faça com que ela tome decisões erradas, como em um belo dia comer um outro corretor de imóveis em um súbito surto de fome.
São esses elementos que circulam na primeira temporada dessa insana série. Vômitos, sangue, carne humana e canibalismo são cenas cotidianas dos dez primeiros episódios de “Santa Clarita Diet“. Com conteúdo grotesco a série pode não ser do agrado daqueles sensíveis a sangue ou víscera, mas pode agradar e muito os fãs do gênero que irão se deparar com uma abordagem mais suave a um tema tão pesado.
Não pense que a série irá ser tão dramática quanto “The Walking Dead“, ou terá tanta ação quanto “Guerra Mundial Z“. Você não verá batalhas épicas, lutas pela sobrevivência, tristes sacrifícios ou típicas cenas de um gênero tão usado que hoje parece cansado e batido em suas atuais representações, acredito que por isso “Santa Clarita Diet” pode agradar a muitos, pois traz um novo ar a essa temática. Se a série não tem os elementos clássicos de filmes e séries de zumbis, o que a série tem então? A série é inovadora, você verá cenas insanas e hilárias, e se deparará com momentos surreais na vida de uma então simples família americana, elementos necessários para que a série seja viciante e ótima de se assistir.
Você nunca viu algo como isso, são diferentes tons para um mesmo assunto, o qual a série toca com delicadeza e muito humor, colocando suas personagens em situações ridículas em um mundo pré-apocalíptico, o mundo não está em caos, não existem massacres, e uma pandemia ainda não atingiu a população mundial. No universo descrito pela série, zumbis não são uma ameaça e eles ainda não dominam o território mundial, eles podem ser gentis, humanos, e quando se tornam quem são, são dominados por bondade e vontade de viver, e uma energia invejável.
“Santa Clarita Diet” se torna ainda mais insana quando o casal percebe que precisa iniciar a cometer assassinatos para obter comida para Sheila, o que acrescenta humor ainda mais negro e ácido nessa totalmente imoral, mas absurdamente engraçada série. E nos deparamos com dois medíocres corretores obrigados a se tornarem assassinos para que possam cometer atos de canibalismo. Uma descrição um tanto quanto desagradável, muitos podem ler isso e não ficarem com vontade de assistir, mas acredito que todos precisam ver e tirar suas próprias conclusões em relação ao conteúdo do programa.
Imoralidade e absurdismo são dois temas muito utilizados durante essa primeira temporada, essas personagens não agem perante a lei, seus atos não são corretos ou morais de qualquer forma, mas isso não impede que eles os cometam. E também não nos impede de se divertir assistindo a essas situações.
Drew Barrymore e Timothy Olyphant foram as escolhas perfeitas para viver Sheila e Joel, a química entre os dois é ótima, e o timing de comédia de ambos os atores é incrível. Quem diria que Olyphant, responsável por papéis extremamente dramáticos em “Damages” e “Justifeid” conseguiria interpretar esse pai de meia idade casado com uma zumbi? Ou que a queridinha de Hollywood, Drew Barrymore poderia interpretar uma mãe de família canibal faminta por carne humana? Por mais surpreendente que pareça os dois atores estão ótimos interpretando esses dois personagens insanamente engraçados e totalmente diferente do que já interpretaram em suas carreiras. E palmas também para a iniciante (Liv Hewson), que interpreta a filha do casal Abby, uma ótima atriz, que lida muito bem com humor e consegue criar as diferentes reações, que são necessárias para a personagem.
Um roteiro como nunca visto antes, em certos momentos a série usa de seu enredo para realizar uma crítica muito bem afiada a monótona vida dos moradores de classe média de suburbios, que sem uma empolgação na vida precisam de situações totalmente extremas para que possam se divertir e realmente viverem. Com diálogos afiados, e um humor ácido e inteligente certas vezes, “Santa Clarita Diet” conta com ótimas piadas e momentos hilariantes, sem contar é claro com toda a nojeira exposta em frente a câmera.
Como já disse essa é uma produção que não agradará todos, mas para aqueles dispostos a assistir uma comédia non sense e muito criativa, Santa Clarita Diet é uma ótima pedida. Fãs do gênero não irão se decepcionar e fãs de comédia irão se surpreender com o que assistirão. Mas não tenha medo, caia de boca nessa deliciosa série que tirará o seu apetite.
8,5/10: Muito Boa!
O que você achou de “Santa Clarita Diet“? Comente aqui em embaixo sua opinião para que possamos argumentar sobre a série
Espero que tenham gostado e que continuem a acompanhar as críticas e outras matérias aqui no CineOrna.
Até a próxima!
Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest | YouTube