CineOrna_CriticaAGrandeAposta

O sonho da casa própria é uma unanimidade em todo o globo. De umas décadas pra cá, esse sonho passou a se tornar cada vez mais intangível, vide o aumento constante dos preços dos imóveis, obrigando quem quer ser dono do próprio teto a entrar nos programas de financiamento que se estendem por (muitos) anos a fio, pagando muito mais do que o valor à vista. É isso ou ter boa parte da grana para dar de entrada e aí diminuir as tantas parcelas previstas, a não ser que os bancos forneçam crédito mesmo para quem tem baixa renda. Há quem viu nas hipotecas de risco uma forma de lucrar à custa de milhões de pessoas e foi assim, mais ou menos, que o mercado imobiliário no Estados Unidos acabou desencadeando uma crise mundial, estourando em 2008 e que ecoa até hoje.

CineOrna | A Grande Aposta - PÔSTER

Pegando carona no barco de “O Lobo de Wall Street“, Adam McKay faz de “A Grande Aposta” muito mais que um filme de denúncia, conseguindo ser irônico e tragicamente cômico. Em seu roteiro compulsivo, mas inteligente, Charles Randolph e McKay remontam, a partir do livro escrito por Michael Lewis, o histórico de quando todo esse mercado de títulos de hipotecas e créditos começou a brilhar nos olhos de jovens (e velhos) executivos de Wall Street, uma grande chance de ficarem ricos sem a necessidade de dedicar o mesmo esforço braçal de um trabalhador comum, cuja possibilidade de se tornar milionário com seu salário parece ser a mesma das probabilidades de se ganhar na loteria. Foi a partir de 2005, mais precisamente, que as coisas se tornaram alarmantes, excessivas.

CineOrna | A Grande Aposta - FOTO

Enquanto alguns tratavam de ostentar seus êxitos, sem nenhum motivo de preocupação, os gestores Michael Burry (Christian Bale), Mark Baum (Steve Carrell), Jared Vennett (Ryan Gosling) e Ben Ricker (Brad Pitt) previram que todo esse rodízio de inadimplências faria com que o mercado, cedo ou tarde, entrasse em colapso e estourasse a tal bolha imobiliária. Nas aplicações e vendas de Credit Default Swaps (basicamente, um empréstimo arriscado entre bancos para suprir uma grande quantia emprestada a uma empresa) e subprimes (títulos de débito com juros altos, mas sem a garantia de seus devedores efetuarão o pagamento da dívida), uns enxergaram a oportunidade de tirar algum lucro futuro a partir da iminente falência dos muitos bancos e outros já imaginavam que tudo isso traria uma crise país, exceto suas estatísticas com o número imenso de desempregados e sem-tetos.

CineOrna | A Grande Aposta - FOTO

Para abordar esse tema tão maçante e técnico, McKay não tem receios ao fazer uma abordagem dinâmica bastante irreverente, quebrando quartas paredes ao seu bel-prazer enquanto nos apresenta os personagens principais, como o entediado ex-médico doutor Burry, que não se priva de ouvir Metallica no último volume dentro do escritório, enquanto o analista Ben Ricker é um sujeito que busca a natureza depois de anos enfurnado na poluída Nova York. Se de todos, é Steve Carrell que tem um papel de responsabilidade mais urgente, o que diferencia mesmo são as explicações adicionais sobre específicos termos financeiros apresentados por ninguém menos que Margot Robbie e Selena Gomez, por exemplo, que brincam com o espectador, em dúvida se vai prestar atenção no texto ou nas beldades das moças, mas com uma garantia que vai terminar o filme entendendo o mínimo sobre CDS e CDO. Não exatamente…

Excetuando os diálogos pra lá de expositivos, fica o destaque para as sequências investigativas onde a equipe de Mark Baum visitam uma stripper e uma rua com casas de alto padrão praticamente abandonadas, afinal, são frutos de inúmeros financiamentos; parece até que está na moda se endividar. Quando várias frases, fotos e vídeos de aleatoriedades ou acontecimentos marcantes justapostos referentes a cada ano anunciado pelas transições, é quase como se a proposta de montagem dialética de Eisenstein fosse revisitada sob a ótica capitalista. Se duvidar, até Master of Puppets tocando durante uma cena é estratégico ao sugerir o quanto as pessoas estão presas a algo que, quanto mais pedem, mais acabam cavando a própria cova.

CineOrna | A Grande Aposta - FOTO

“Apesar da crise”, o consumismo é cada vez mais descarado e, não importa se você está prejudicando a vida de outra(s) pessoa(s), o que importa é procurar novos ramos para lucrar.

arte_728x90px

Saiba mais sobre o filme:

Site Oficial | “A Grande Aposta

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest | YouTube