O Oscar está chegando, em poucos dias vamos saber quem vai levar as estatuetas mais desejadas do mundo do cinema. E é claro, a Categoria Melhor Figurino está disputadíssima, quem será que leva??
Nessa edição, cinco filmes disputam a chance de ganhar o prêmio que são:
“O Grande Hotel Budapeste”
Figurino assinado pela grande Milena Canonero, vencedora de Três Oscars na categoria, incluindo o filme “Maria Antonieta“. Grande chance de ganhar, o figurino está impecável, com contribuições da marca Fendi e Prada. A marca Fendi foi responsável pela confecção da roupa da personagem de Tilda Swinton, Mademe D. e pelo casaco militar do personagem de Edward Norton, o Inspetor Henckel. Já a Prada fez um belo trabalho confeccionando os malas e baús, com estilo vintage, pintados a mão pelo o artista Mieke Casal. Merece meu destaque o uniforme dos funcionários do hotel, que mantiveram o mesmo estilo ao longo de gerações. Achei muito original a cor, o corte, além de ver pequenos detalhes como gravata borboleta de veludo, a calça cintura alta e as linhas vermelhas.
Assinado pela experiente Collen Atwood, também vencedora de Três Oscars na categoria, esse filme acredito que seja o preferido para ganhar o prêmio. Collen buscou inspiração nos desenhos da floresta para criar as roupas dos personagens. Destaque para o personagem da Bruxa (Meryl Streep), o traje foi feito de pequenas peças em couro que pareciam casca de árvore rachada, costuradas sofre um chifom.
“Malévola”
O filme também possui um belo figurino, dessa vez assinado pela figurinista Anna B. Sheppard. Anna conseguiu recriar o famoso vestido que nós vimos no desenho “A Bela Adormecida”. Também foi usado acessórios como peles sintéticas, ossos, escamas, penas e couro. Acredito que o que mereceu mais destaque foi trabalho de maquiagem, feito por Rick Baker (ganhador de sete Oscars de melhor maquiagem), que com sua equipe especializada aplicavam os chifres e bochechas artificiais em Malévola, todas as manhãs durante horas.
“Sr. Turner”
Quem assina esse figurino é nada mais nada menos que Jacqueline Durran, vencedora do Oscar pelo filme “Anna Karenina“. A história conta a vida do pintor impressionista J.M.W. Turner, e as roupas são inspiradas nas obras do artista. O período é romancista, então roupas de época, alfaiataria, cores pasteis são o destaque.
“Vicio Inerente”
E por último, mas não menos importante, temos um figurino assinado por Mark Bridges, vencedor do Oscar em “O Artista”. O filme é ambientado na década de 70, então o figurino retratou a época com inspiração da noite. Lembra do filme “Trapaça”? Achei o figurino bem semelhante, porém seguindo um estilo mais folk. O meu destaque pessoal foi pra caracterização do personagem de Joaquin Phoenix, que está irreconhecível, barba e cabelos compridos. Demorei pra perceber que era ele.
Meu voto é para “O Grande Hotel Budapeste”, achei o figurino muito original, não é algo que vemos sempre, Milena Canonero fez um excelente trabalho. Vou torcer!
Saiba mais sobre os figurinos dos indicados ao Oscar:
Confira as críticas dos filmes indicados ao Oscar de Melhor Figurino:
Crítica | “Malévola“, por Maiara Tissi
Crítica 01 | “Caminhos da Floresta“, Maiara Tissi
Crítica 02 | “Caminhos da Floresta“, Thiago Cardoso
Confira mais especiais Rumo Ao Oscar:
Rumo Ao Oscar: Melhor Trilha Sonora, por Gustavo Panacioni
Rumo Ao Oscar: Melhor Animação, por Isabele Orengo
Não perca a nossa cobertura do Oscar 2015 através das nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest | YouTube