Já estava mais do que na hora de traçar o #perfil de um brazuca aqui no CineOrna né gente? Então, hoje tem o #PERFIL do ator, diretor, produtor e dublador Selton Mello.
Selton Figueiredo Melo nasceu no dia 30 de dezembro de 1972, em Passos, Minas Gerais. Aos 7 anos mudou-se para São Paulo com seus pais e seu irmão mais novo, Danton Mello. Seu sonho era cantar na TV, então lá foi sua mãe, Sra. Selva, levar o pequeno Danton em todos os programas de calouros, como Raul Gil. A partir disso Selton foi convidado para participar de inúmeros comerciais para televisão e novelas. A primeira foi “Dona Santa” em 1981.
Como sabemos o ator trabalhou em diversas novelas em sua carreira, porém vamos focar em seus trabalhos e projetos ligados ao cinema!
Sua estreia no cinema foi no ano de 1990, ao lado de Renato Aragão Mello interpretou Renan em “Os Trapalhões – Uma Escola Atrapalhada”. Após isso trabalhou em alguns filmes de pouca expressão, como “Razão Pra Crê” em 1995 e “O Que É Isso, Companheiro?” Em 1996. No ano de 2000 Selton consegui emocionar a muitos com Chicó em “O Auto da Compadecida”, e a partir dai desembarcou em diversas personagens incríveis. Em “Lavoura Arcaica” Selton interpretou o atormentado André e ganhou diversos prêmios de melhor ator, em festivais nacionais e internacionais.
Em sua carreira ainda atuou em filmes de grande expressão nacional, como “Caramuru – A Invenção do Brasil” em 2001, “Lisbela e o Prisioneiro” de 2003, “O Coronel e o Lobisomem” de 2004, “Garotas do ABC” (2004), “O Cheiro do Ralo” (2007) e “Meu Nome não É Johnny” (2008) filme que o fez ser aclamado pela crítica e pelo público. Também trabalhou como dublador da engraçada e divertida lhama Kuzco em “A Nova Onda do Imperador” da Disney.
O curta metragem “Quanto o Tempo Cair” e o longa “Feliz Natal” lançaram Selton como diretor na indústria cinematográfica brasileira. Outros filmes que protagonizou, e que foram sucesso de bilheterias são “A Mulher Invisível” (2009) que virou série de televisão, “Jean Charles” (2009) e “Lope” (2010).
No ultimo ano Selton dirigiu e protagonizou “O Palhaço“, longa que ganhou muitos prêmios em festivais de cinema. Em 2012 atuou ao lado de Grazi Massafera em “Billie Pig” e em “Reis e Ratos”, longa que agradou muito a crítica.
Selton consegue emocionar e divertir pessoas de qualquer faixa etária com seus papeis inusitados e diferentes. Segundo o ator “Estou sempre avançando nos meus conhecimentos para me expressar de maneira mais clara e direta, emprestando meu corpo e minha alma para viver dezenas de personagens com uma única finalidade: emocionar, divertir e fazer pensar. A arte só se completa com o olhar de quem a contempla.”