Adaptado do livro “3.000 Dias no Bunker: Um Plano na Cabeça e um País na Mão”, de Guilherme Fiuza, o filme “Real: O Plano Por Trás da História“, de Rodrigo Bittencourt, retrata a criação do Plano Real, por meio de uma narrativa que percorre os governos dos presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, até a chegada de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência. O longa ficcional baseado em fatos reais chega às plataformas de streaming dia 20 de julho.
Filmado em Brasília e São Paulo, o filme destaca o papel do economista Gustavo Franco, interpretado por Emílio Orciollo Netto, ao lado de outros seis economistas, protegidos em uma espécie de “Bunker” contra vários tipos de pressões, para acabar com a hiperinflação e criar o Plano Real. O longa reúne os atores Emilio Orciollo Netto, Norival Rizzo, Paolla Oliveira, Mariana Lima, Bemvindo Sequeira, Tato Gabus Mendes, Juliano Cazarré, Cássia Kis e Klebber Toledo, entre outros.
“É importante lembrar que este é um filme de ficção e não um documentário. Como diria Aaron Sorkin, neste caso o roteirista não tem a função de tirar um retrato dos personagens, mas de fazer uma pintura. O objetivo é fazer o melhor filme possível. Por isso, situações e personagens foram criados para contribuir ao desenvolvimento do filme, como o Marcelo, interpretado por Klebber Toledo e a Valéria Vilela, interpretada por Cássia Kis. Além disso, o filme é baseado no livro que é baseado em fatos reais. Portanto, o meu ponto de vista já partiu de outro ponto de vista sobre uma história real” – explica Rodrigo Bittencourt.
++ Informações: