E chegou a hora… chegou o fim de ano, e com ele o tempo das tradições e aqui no CineOrna não é diferente, a partir de hoje, até dia 25 de dezembro vamos apresentar nosso especial É Natal, uma tradição natalina do CineOrna. E nesse ano começamos o nosso especial com um filme que tem alma, corpo e voz de natal. Vamos falar de “O Natal dos Coopers“.
CineOrna apresenta um seleção especial de filmes natalinos
Neve caindo na hora certa, outro sino de Igreja tocando, e estamos a apenas algumas horas do dia de Natal! Esse trecho da musica “The Light of Christmas Day“, da trilha sonora de “O Natal dos Coopers“, pode dizer muita coisa sobre a tragicomédia. O filme lançado em 2015, é o primeiro trabalho de Jessie Nelson na direção desde o drama “Uma Lição de Amor”, de 2001, e o roteiro é assinado por Steven Rogers, de “Lado a Lado”. “O Natal dos Coopers” aposta numa mensagem otimista e em personagens que buscam uma espécie de redenção, tudo isso em apenas um dia, o Dia de Natal, e neste dia tão especial vamos acompanhar os membros e amigos da família Cooper`s.
No filme acompanhamos seis histórias paralelas, envolvendo pessoas de uma mesma família, nas horas que antecedem o jantar de Natal. Temos o casal principal que está prestes a se separar (Diane Keaton e John Goodman), o patriarca apaixonado por uma garçonete (Alan Arkin e Amanda Seyfried), o casal que acabou de se separar (Ed Helms e Alex Borstein), o adolescente e seu primeiro romance (Timothée Chalamet e Molly Gordon), a filha que inventa um namorado para apresentar à família (Olivia Wilde e Jake Lacy) e a irmã que acaba sendo presa (Marisa Tomei e Anthony Mackie). Tudo isso maravilhosamente narrado pelo cachorro da família, Rags (Steve Martin, no original).
Os atritos são focados nas mentiras que os membros da família sustentam para o jantar na noite de Natal, mas tudo é resolvido com facilidade, afinal “…é Natal…“
A história tem seus pontos positivos e negativos, o principal ponto negativo de “O Natal dos Coopers” é a quantidade de personagens, você perde um certo tempo do filme para entender os laços que existem entre eles. Talvez se o filme tivesse uma quantidade menor de personagens a história fluiria melhor. O ponto positivo é apresentado de maneira sutil, afirmando que todas as família tem problemas, discussões e mentiras, mas que uma boa mesa, uma boa conversa e uma boa dose de surpresas (agradáveis e desagradáveis), podem resolver muita coisa, não tudo, não de uma vez e não em uma noite.
A trilha sonora merece seu destaque, com canções clássicas de Natal como “O Holy Night“, “Carol of the Bells” e “Little Drummer Boy” e a original (que já entrou para o meu Top 10 Canções Natalinas No Cinema) “The Light of Christmas Day“.
Como em “Férias Frustradas de Natal” e “Tudo em Família“, “O Natal dos Coopers” apresenta uma boa surpresa apresentando cenas de alguns filmes clássicos, incluindo o filme natalino mais clássico de todos “A Felicidade Não se Compra“.
No final “O Natal dos Coopers” é um bom filme natalino, uma boa companhia para um domingo qualquer antes do Natal.
Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest | YouTube