E aí pessoal! Se vocês leram o texto do Gustavo Panacioni semana passada, já devem estar sabendo que eu irei dividir com ele a coluna sobre trilha sonora aqui no CineOrna. Vou começar falando sobre a trilha de “O Lado Bom da Vida”. Mas já aviso que sou iniciante, então as críticas são mais do que bem vindas. 

  

Quem ama cinema já deve ter percebido que em um filme pode-se dar mais ou menos ênfase à música. Existem filmes que não tem absolutamente nenhuma trilha sonora ou mesmo composição original. É algo proposital que em geral vemos em filmes arte, que querem que você perceba o silêncio. 

No nosso dia a dia, o silêncio está sempre presente. Não achamos isso desconfortável, mas quando assistimos a um filme sem nem uma música sequer, o silêncio parece ensurdecedor, se é que isso é possível.

Por outro lado, há filmes que se valem da música para enriquecer a trama. Alguns deles têm apenas composições originais – original score -, geralmente formada por música instrumental. Você não vai sair do cinema dizendo, “Ah, eu já ouvi no rádio aquela música que tocou no filme!!”, mas nem por isso sairá menos impressionado com ela. É o que acontece em filmes como “A Origem”, ou mesmo o famoso “Tubarão”. Talvez você não saiba o nome da música ou do compositor, mas se ouvi-la novamente certamente irá lembrar não apenas da melodia, mas também das cenas do filme. 

 

Finalmente, existem filmes que possuem uma trilha sonora – ou soundtrack – com canções escolhidas a dedo. Elas podem ser de bandas famosas ou nem tanto, novas ou antigas, já lançadas ou feitas especialmente para aquele filme. O que importa é que a música combine com o filme, com a cena, com o roteiro. Algumas vezes isso dá certo, e eu posso dizer com certeza, que em “O Lado Bom da Vida”, dá muito certo.

 “Silver Linings Playbook” foi lançado no final de 2012 nos Estados Unidos, e conta a vida de Pat Jr., que acaba de sair de um hospital psiquiátrico e volta a viver com seus pais, Pat Sr. e Dolores. Ao tentar reconquistar sua esposa, Pat Jr. acaba conhecendo Tiffany, uma jovem vizinha que luta contra problemas psicológicos depois da morte do marido. O filme chegou por aqui em fevereiro de 2013 com o nome de “O Lado Bom da Vida” e já rodeado de expectativa pelas críticas positivas, especialmente quanto às atuações das estrelas Bradley Cooper, Robert De Niro, Jacki Weaver e a carismática Jennifer Lawrence. Todos, inclusive, foram indicados ao Oscar, cada um deles em uma das quatro categorias de atuação, o que não acontecia com nenhum filme desde 1981.

Mas talvez devêssemos também citar as outras estrelas do filme: Danny Elfman, Alabama Shakes, Bob Dylan e tantos outros. Isso mesmo. A trilha sonora desse filme é tão boa que pode ser considerada um personagem à parte. Pra começar, as composições originais são do norte americano Danny Elfman, famoso por compor músicas para filmes e séries de TV, como “Os Simpsons”, “Beetlejuice”, “Homens de Preto”, entre outros. A lista de canções da trilha sonora, por sua vez, é formada por canções de lendas da música como Bob Dylan & Johnny Cash, Dave Brubeck, Stevie Wonder, e outros não tão famosos por estarem há pouco tempo na ativa, mas já demonstrando para o que vieram, como Alabama Shakes e Alt-J. Existe até espaço para música pop, representada por Jessie J.

Se há algo que não se pode dizer da trilha sonora de “O Lado Bom da Vida”, é que seja totalmente homogênea. Há uma mistura de pop, jazz, folk e indie. O estilo da música muda constantemente, como o humor dos personagens, o que é perfeito para um filme que toca em temas como transtorno bipolar e outros distúrbios. 

 

 

Tenha você assistido ou não “O Lado Bom da Vida”, certamente irá gostar dessa trilha sonora eclética e apaixonante. Confira!

 

Trilha Sonora:

 1. Silver Lining Titles – Danny Elfman

2. My Cherie Amour – Stevie Wonder

3. Always Alright – Alabama Shakes

4. Unsquare Dance- The Dave Brubeck Quartet

5. Buffalo- alt-J

6. The Moon Of Manakoora – Les Paul & Mary Ford

7. Monster Mash – CrabCorps

8. Goodnight Moon – Ambrosia Parsley & The Elegant Too

9. Now I’m A Fool – Eagles Of Death Metal

10. Walking Home – Danny Elfman

11. Girl From The North Country – Bob Dylan & Johnny Cash

12. Silver Lining – Jessie J

13. Hey Big Brother – Rare Earth

14. Maria – The Dave Brubeck Quartet

 

Composições Originais de Danny Elfman:

1. Silver Lining Titles (3:11)

2. Running Off (2:01)

3. Simple (1:55)

4. With A Beat (2:17)

5. Tiny Guitars (1:01)

6. Walking Home (1:04)

7. Silver Lining Wild-Track (2:57)

8. The Book (0:41)

9. Happy Ending (3:52)

10. Goof Track (1:28)

 

Confira os posts anteriores:

[TRILHA SONORA] – Cinematopeia de “Os Croods

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram