Em 2015 as indicações do Oscar para Melhor Ator e Melhor Atriz reúnem grandes estrelas e grandes surpresas. Grandes celebridades estão entre as favoritas a levar a estatueta para casa. Então vamos aos indicados para Melhor Ator:
Steve Carell, sua atuação em “Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo” rendeu sua primeira indicação ao Oscar. O filme é baseado em fatos verídicos, e narra a história sombria e fascinante da relação improvável e, por fim, trágica entre John Du Pont (Carell), um herdeiro milionário e Mark Schultz (Channing Tatum), campeão olímpico de luta greco-romana. Steve Carell ficou conhecido por suas atuações em comédias como “O Virgem de 40 Anos”, “Uma Noite Fora de Série” e pelo seu trabalho na série de TV “The Office”, pelo qual recebeu o Globo de Ouro em 2005 como Melhor Ator em Comédia ou Musical. Em 2006 ele recebeu os prêmios do Screen Actors Guilf de Melhor Elenco no Cinema, por “Pequena Miss Sunchine” e o MTV Movie Awards de Melhor Comediante por “O Virgem de 40 Anos”. Prêmios Carell possui, e em “Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo” ele busca uma autoconfirmação ao sair de sua zona de conforto e encarnar o personagem de John Du Pont, e para isso o ator passou por sessões diárias, de três horas de caracterização, para usar uma prótese para aumentar o nariz. A atuação de Carell faz você parar de piscar nos momentos em que ele está em cena, porém todo seu esforço pode não ser o suficiente para desbancar seus concorrentes.
Bradley Cooper, já foi indicado quatro vezes ao Oscar. Esse ano o ator é indicado na categoria Melhor Ator por sua atuação como o francoatirador militar mais letal da América. Segundo uma pesquisa realizada pela Reuters/Ipsos, realizada nos Estados Unidos, o ator deve ser escolhido para receber a estatueta de Melhor Ator esse ano. Cooper recebeu os votos de 28% dos entrevistados da pesquisa. A verdade é que o povo americano adora filmes como “Sniper Americano”, mas nem sempre a Academia segue o mesmo curso do púbico americano. Essa mesma pesquisa indicou que o filme de Cooper, que também assina como produtor, irá levar o prêmio de Melhor Filme.
Benedict Cumberbatch, particularmente acho que Cumberbatch é o ator mais versátil dessa lista de indicados ao Oscar de Melhor Ator. Ele já interpretou Sherlock Holmes, Van Gogh e deu voz a Smaug. Em “O Jogo da Imitação”, Cumberbatch interpreta o brilhante matemático Alan Turing, responsável por quebrar o código que protegia as comunicações alemãs durante a Segunda Guerra e considerado um dos pais da ciência da computação moderna. Essa é a primeira vez que o ator foi indicado ao Oscar. Apesar da brilhante atuação, as chances de Cumberbatch levar o prêmio para casa são pequenas.
Michael Keaton, já levou os prêmios da Associação de Críticos dos EUA e Canadá (BFCA), Associação de Críticos de Washington (WAFCA), NBR, o Globo de Ouro entre outros prêmios, pela sua atuação em “Birdman”, ao todo o filme recebeu nove indicações ao Oscar. Keaton interpreta Riggan Thomson, um ex-astro de Hollywood que ficou milionário na década de 1990 ao interpretar o herói Birdman em uma franquia de filmes de ação de muito sucesso.
Eddie Redmayne, ele é o meu favorito para receber o prêmio de Melhor Ator esse ano. Sua atuação como Stephen Hawking em “A Teoria de Tudo” é incrível e surpreendente. Redmayne já levou o prêmios da Associação de Críticos Online de Nova York (NYFCOC), Associação de Atores da América (SAG), o Bafta e o Globo de Ouro.
Agora as indicadas ao prêmio de Melhor Atriz, uma das categorias mais polarizadas desse Oscar:
Marion Cotillard, se tem alguém que pode desbancar a favorita Julianne Moore essa pessoa é Cotillard. Sua atuação em “Dois Dias, Uma Noite” já rendeu os prêmios da Associação de Críticos Online de Nova York (NYFCOC) e da Associação de Críticos de Nova York (NYFCC).
Felicity Jones por “A Teoria de Tudo”. Sua atuação como Jane Wilde Hawking não chega a impressionar, mas é digna de um lugar na lista de Melhor Atriz do ano.
Julianne Moore já foi indicada muitas vezes ao Oscar, mas nunca levou a estatueta para casa, tudo indica que isso irá mudar esse ano, com sua atuaçãoo em “Para Sempre Alice”. Moore já levou grandes prêmios nessa temporada pré Oscar, para citar alguns Associação de Atores da América (SAG), Associação de Críticos de Washington (WAFCA), além de Bafta, NBR e o Globo de Ouro.
Rosamund Pike apesar dos elogios pela sua atuação em “Garota Exemplar”, em que o jornal Los Angeles Times afirmou “desafiar as expectativas a cada momento” e que a revista New York descreveu como “uma aula de interpretação”, ela não possui grandes chances de levar o Oscar esse ano.
Reese Witherspoon, já está a oito anos sem ser indicada ao Oscar, a última vez ela acabou levando a estatueta de Melhor Atriz por sua atuação em “Johnny & June”, desde lá Witherspoon parece estar buscando incessantemente papéis mais maduros e que possam lhe inspirar como atriz. Sua atuação em “Livre” é digna de um Oscar, e seria muito fácil para ela levar mais essa se não fosse a presença, na listas das melhores, de Julianne Moore.
Confira as críticas dos filmes indicados ao Oscar de Melhor Ator e Melhor Atriz:
Crítica 01 | “Sniper Americano“, por Thiago Cardoso
Crítica 02 | “Sniper Americano“, por Carlos Pedroso
Crítica | “O Jogo da Imitação“, por Thiago Cardoso
Crítica | “Birdman“, por Maiara Tissi
Crítica 01 | “A Teoria de Tudo“, por Maiara Tissi
Crítica 02 | “A Teoria de Tudo“, por Carlos Pedroso
Crítica | “Garota Exemplar“, por Thiago Cardoso
Confira mais especiais Rumo Ao Oscar:
Rumo Ao Oscar: Melhor Trilha Sonora, por Gustavo Panacioni
Rumo Ao Oscar: Melhor Animação, por Isabele Orengo
Rumo Ao Oscar: Melhor Figurino, por Ana Lesniowski
Não perca a nossa cobertura do Oscar 2015 através das nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest | YouTube