Do you hear the people sing? Singing a song of angry men? It is the music of a people who will not be slaves again! Sim minha gente, hoje vamos conversar sobre o maravilhoso figurino do musical do momento:
Difícil não ter se encantado por esse filme, há quem diga que ele deveria ter sido o grande vencedor do Oscar 2013. Eu já diria que esse é um filme para os fortes, aqueles que gostam de musicais mesmo (eu :p), porque não é uma tarefa fácil ver o Wolverine cantando 3 horas sem parar. Brincadeiras a parte, o longa é dirigido pelo experiente diretor Tom Hooper, ganhador do Oscar de melhor diretor pelo filme “O Discurso do Rei” e belamente protagonizado por Hugh Jackman. Compondo o restante do espetacular elenco temos Russell Crowe (“Gladiador“), Anne Hathaway (“O Diabo Veste Prada“), Amanda Seyfried (“Mamma Mia!“), Helena Bonham Carter (“Alice no País das Maravilhas“), Sacha Baron Cohen (“Borat“) e mais grandes atores que encenaram muito bem o musical.
E, para dar vida ao figurino da história escrita por Victor Hugo, temos o grande Paco Delgado, queridinho de Almodóvar e que foi requisitado por Tom quando o diretor foi fazer um filme publicitário na Espanha e pediu o melhor figurinista do país. Ao ver os trabalhos anteriores de Paco, Tom Hooper não teve dúvidas em chamá-lo para assumir esse grande trabalho.
E bota grande trabalho nisso, o filme conta com quase quatro mil figurantes e Paco conseguiu tirar de letra vestindo muito bem cada um deles. Para compor o patriotismo francês, tema chave do filme, Paco se inspirou bastante nos museus parisienses, como o Louvre, e nas obras de Delacroix e Goia. As cores mais marcantes são as da bandeira francesa: vermelho, azul e branco.
Partindo para os principais atores, temos o personagem de Jean Valjean (Hugh Jackman), que começa o filme como prisioneiro, usando trapos e depois consegue se tornar um homem rico, tendo um guarda-roupa bem sofisticado. Em entrevista, Hugh conta que o figurino influenciou muito na composição do personagem.
A personagem Fantine, vivida por Anne Hathaway, tem uma participação pequena, porém de muito valor no filme, tanto que a atriz levou o Oscar de coadjuvante por sua atuação. De trabalhadora de fábrica até prostituta nas ruas de Paris, tendo seu cabelo cortado para poder enviar o dinheiro para sua filha, Fantine teve um figurino que retratava sua vida difícil. Não foi uma tarefa fácil vestir Anne, pois a atriz é adepta do vegetarianismo, então a equipe não estava autorizada a utilizar nenhum couro de animal em suas roupas e sapatos.
Totalmente diferente da personagem da mãe, Cosette, interpretada por Amanda Seyfried, vem com elegância e sofisticação. Seu figurino é composto por vestidos volumosos e chapéus grandes. A maioria de cores são mais claras, puxando para os tons pasteis, retratando a pureza da personagem.
O restante das personagens retratam o patriotismo do país, trazendo broches e as cores da bandeira. O personagem de Russel Crowe, que representa o inspetor Javert, tem um uniforme militar azul, o que representa poder e caracteriza com seu personagem.
Não deixem de conferir essa grande produção, vale muito a pena ver a riqueza de detalhes e a atuação incrível de cada um dos personagens.
Posts Anteriores:
[ORNA] – Os Figurinos de “Oz: Mágico e Poderoso“
[ORNA] – Os Figurinos de “Anna Karenina“
[ORNA] – Os Figurinos de “O Lado Bom da Vida“
[ORNA] – Os Figurinos de “A Dama de Ferro“
[ORNA] – Os Figurinos de “O Fabulo Destino de Amélie Poulain“
[ORNA] – Os Figurinos de “Drive“
[ORNA] – Os Figurinos de “Homem de Ferro 3“
Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest