O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, de 6 a 14 de junho, traz para o pública uma diversidade de filmes. Dentro da Competitiva Olhares Brasil de Longa Metragem, categoria que o CineOrna está de olho, foi exibido segunda-feira, 10 de junho, no Espaço Itaú de Cinema no Shopping Chrystal o filme “Matéria de Composição“.

 

O longa é um documentário sobre o processo de criação da composição musical contemporânea na relação com o cinema. A equipe entregou um mesmo vídeo ensaio a três compositores: Guilherme Antônio Ferreira, Teodomiro Houlart e Oiliam Lanna, e encomendaram deles uma peça musical que dialogasse com o vídeo. Dois anos depois, após acompanhar todo o processo, da composição aos ensaios, concerto, gravação e mixagem das músicas, o resultado é esse filme.

 

 

Pedro Aspahan, diretor, roteirista, diretor de fotografia e montagem, a princípio queria fazer um vídeo sobre ruídos e coisas barulhentas. Ao ver a casa que seria demolida, chamou sua atenção as portas e janelas, tema recorrente em muitas cinematografias (a exemplo, os orientais Kenji  Mizoguchi e Yasujiro Ozu), pensou em criar algo que abordasse o tema. Ainda pensando a respeito da demolição da casa, Pedro comenta que em Belo Horizonte está sendo cada vez mais comum construtoras derrubarem casas para construírem prédios no lugar. Resolveu então fazer um filme sobre o processo de retirada de portas e janelas.

 

Músico Teodomiro Goulart – Foto Divulgação 

Ao chamar seus três professores de música para compor, Aspahan procurou não interferir em seus trabalhos, deixando a forma musical de cada um contaminar sua própria forma de filmar. Cada um dos três músicos convidados tem um maneira muito peculiar de trabalhar e totalmente diferente um do outro.  Aproveitou isso para fazer as gravações e a edição do “making of” das composições de acordo com a experiência sentida em casa abordagem. O resultado para o vídeo de oito minutos, da demolição do prédio, é uma experiência diferente a cada versão, pois as músicas sugerem durações diferentes para cada plano, chamam atenção cada uma para algo diferente. Cada versão é uma versão única.

 

Site Oficial:

Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

Site Oficial:

Matéria de Composição

Cobertura do CineOrna:

1º Post 

2º Post 

[EVENTOS] – Mostra Mirada Paranaense

[EVENTOS] – Olhares Brasil de Longa Metragem – “Mataram Meu Irmão

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest