Muito mais do que a origem de um herói “Aquaman” é um filme que critica a forma com que tratamos a natureza e que coloca personagens masculinos e femininos no mesmo patamar.
Protagonizado por Jason Momoa e Amber Heard como Arthur e Mera, “Aquaman” é um filme divertido. Ele se passa após os acontecimentos de Liga da Justiça e tem o estilo louco do personagem que já vimos no filme anterior.
Apesar de simples, o roteiro é muito bom. Como é um filme que busca explicar a origem do personagem e contextualizar o espectador sobre Atlântida, existem muitas cenas em que histórias são contadas. Mas isso é feito de uma forma muito natural dentro do filme. Muitas vezes as explicações são feitas apenas em conversas, o que deixa tudo mais fluído. Sem precisar recorrer demais à flashbacks e momentos parados de explicações.
A curiosidade desse filme é sobre as cenas embaixo d’água e como os personagens iriam se movimentar ali dentro. E tudo está muito bem feito. Desde a forma que falam, se locomovem e lutam dentro d’água, tudo faz sentido. Não parece forçado demais. Sem contar que os efeitos visuais para demonstrar isso estão bem feitos. Nada do estilo do bigode do Henry Cavil. Os efeitos sonoros completam isso, pois conseguem dar a sensação de ouvir como se estivessemos embaixo d’água.
Apesar de tudo, faltou contextualizar melhor cada um dos personagens, como Mera (Amber Heard), Vulko (Willem Dafoe) e Orm (Patrick Wilson). Dá para entender bem quem cada um deles é. Mas faltou mostrar melhor o que fez com que eles se tornaram quem são.
Mas o melhor de “Aquaman” é que ele tem uma crítica forte à forma que a humanidade vem tratando os mares e seus habitantes. Eles focam muito em como as nossas ações prejudicam os mares e como a caça acaba com muitas espécies. E que, se não melhorarmos, esse mal poderá voltar para nós. É uma crítica muito atual, pois vemos diariamente notícias sobre como a geração de lixo está destruindo nossos mares e como esses efeitos já estão retornando para nós.
O filme ainda conta com uma força feminina muito forte. Mera é uma personagem que luta por seus princípios e guia Arthur na jornada dele. É a união deles que salva os mares de uma guerra. E ver que a união dos personagens salvando o mundo é muito bom. Não é apenas o herói masculino forte fazendo tudo. Amber Heard é uma ótima atriz e traz para Mera um ar divertido, forte e inteligente que completa a loucura do personagem de Momoa.
No fim, “Aquaman” é um filme simples. Mas é essa simplicidade que faz com que ele seja ótimo.
Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest