Baz Luhrmann, que esse ano trouxe para os cinemas a adaptação da obra de F. Scott Fitzgerald, “O Grande Gatsby”, é mais conhecido por ter dirigido “Moulin Rouge: Amor em Vermelho!”, um dos musicais de maior sucesso dos últimos tempos, e que foi lançado em 2001. Mas alguns anos antes o diretor já tinha nos dado um exemplo de seu talento.

Em “Romeu + Julieta”, de 1996, o diretor adapta a clássica e trágica história de William Shakespeare. Nos papéis principais estão Leonardo DiCaprio e Claire Danes, ainda no começo de suas carreiras. Completam o elenco atores como John Leguizamo (sim, o Toulouse-Lautrec de “Moulin Rouge: Amor em Vermelho!”), Paul Rudd, Pete Postlethwaite e Harold Perrineau

O filme traz algumas surpresas. Apesar de manter os diálogos originais do dramaturgo inglês, “Romeu + Julieta” não é ambientado no século XVI, e sim em uma Verona contemporânea, chamada de Verona Beach. A história começa com a reportagem de um telejornal sobre o trágico destino de Romeu e Julieta, filhos de duas famílias inimigas e influentes no mundo empresarial de Verona Beach.

Várias características marcantes de Baz Luhrmann podem ser percebidas no filme, como o visual pop, com explosão de cores, que depois também veríamos em “Moulin Rouge: Amor em Vermelho!”. E assim como naquele musical,  em “Romeu + Julieta” a trilha sonora é caprichada e se encaixa perfeitamente na atmosfera do filme.

 

 

Na primeira vez em que Romeu nos é apresentado, ouvimos “Talk Show Host”, do Radiohead. A melodia triste completa o ar melancólico da cena (Romeu, ainda apaixonado por Rosaline, se mostra deprimido em razão do desprezo da amada). Já na cena em que Romeu e Julieta se encontram pela primeira vez, ao fundo toca “Kissing You”, da cantora Des’ree, reforçando o romance do casal.

Mesmo as músicas que aparecem por meros segundos no filme, como “Lovefool”, do The Cardigans, e “Angel”, de Gavin Friday, ou aquelas que foram inseridas apenas nos créditos do filme, a exemplo de “#1 Crush”, do Garbage, seja pela melodia ou mesmo pela letra, complementam o filme.

Mas o grande trunfo da trilha sonora de “Romeu + Julieta” é que ela funciona dentro do filme, mas também em separado. Não é à toa que o álbum da trilha atingiu o 2º lugar na parada de álbuns da Billboard em 1996. E o sucesso foi tamanho, que um segundo volume, com a música instrumental do filme composta por Nellee Hooper, Craig Armstrong e Marius de Vries, foi lançado ainda naquele ano. Por fim, já em 2007, foi lançada uma edição comemorativa com a adição de 4 músicas ao álbum original.

Abaixo você fica com a lista de músicas do primeiro volume do álbum original da trilha sonora de “Romeu + Julieta” (William Shakespeare’s Romeo + Juliet: Music from the Motion Picture), mais as 4 músicas adicionadas ao álbum comemorativo em 2007:

 

01 – “#1 Crush” – Garbage 

02 – “Local God” – Everclear 

03 – “Angel” – Gavin Friday 

04 – “Pretty Piece of Flesh” – One Inch Punch 

05 – “Kissing You (Love Theme from Romeo + Juliet)” – Des’ree 

06 – “Whatever (I Had a Dream)” – Butthole Surfers 

07 – “Lovefool” – The Cardigans 

08 – “Young Hearts Run Free” – Kym Mazelle 

09 – “Everybody’s Free (To Feel Good)” – Quindon Tarver 

10 – “To You I Bestow” – Mundy 

11 – “Talk Show Host” – Radiohead 

12 – “Little Star” – Stina Nordenstam 

13 – “You and Me Song” – The Wannadies 

 

01 – “Introduction to Romeo” – Craig Armstrong 

02 – “Kissing You (Love Theme from Romeo + Juliet) Instrumental” – Craig Armstrong

03 – “Young Hearts Run Free (Ballroom Version)” – featuring Kym Mazelle, Harold Perrineau & Paul Sorvino 

04 -“Everybody’s Free (To Wear Sunscreen) ’07 Mix” – Baz Luhrmann featuring Quindon Tarver 

 

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest