Para inaugurar a nova cara do CineOrna, trago um filme amado por mim e com um figurino marcante!
“Kill Bill“, como não gostar desse grande sucesso do mestre Quentin Tarantino? Sério, quando vejo gente falando que não gostou tenho vontade de dar uns tapas. Esse ícone do cinema 2000 traz de volta a parceria certeira de Uma Thurman e Quentin, mostrando um filme emblemático e que entra na lista daqueles que você tem que assistir antes de morrer. Para quem ainda não conhece a historia, o longa narra a saga de uma assassina profissional, que após ser traída por seus ex-companheiros de clã, busca vingança. Muito sangue, muita luta e uma trilha sonora incrível (Cinematopeia “Kill Bill“) compõe essa trama extraordinária.
Quentin Tarantino adora usar referências cinematográficas de seus filmes favoritos e em “Kill Bill” não foi diferente. Isso afetou o figurino, que foi inspirado nos clássicos filmes orientais de kung fu dos anos 70. Kumiko Ogawa toma conta de parte do figurino e recria a roupa de luta amarela com listas pretas, tirado do ultimo filme do ator Bruce Lee, “O Jogo da Morte“. Além de ser vista na cena de maior destaque, as cores são usadas em toda a identidade visual do filme, além de significar para os japoneses “traição e poder”, tudo a ver com a temática em “questã”.
Continuando com o lado oriental, partimos para a personagem de O-ren Ishii, vivida por Lucy Liu, que aparece com um lindo quimono branco, também criado por Kumiko Ogawa. Nesse momento o figurino foi baseado no filme “Lady Snowblood” de 1973.
E quem não se lembra do dono do restaurante, o “Sr. Charlie Brown”? Ninguém se ligou, mas o quimono do dono do restaurante é inspirado no personagem do desenho Snoop.
E como não mencionar as famosas roupas colegiais usadas pelas estudantes japonesas e que vimos em tantos desenhos mangás? Assim é composta Gogo Yubari.
Partindo agora para o lado ocidental, os anos 70 continua batendo em peso. Quentin é apaixonado por filmes western e obviamente se refletiu no figurino. Aqui da entrada aos jeans mais rústicos, botas e chapéus de cowboy, jaquetas de couro.
Elle Drive, personagem de Daryl Hannah, tem um caráter mais sofisticado, mas também faz menção aos anos 70. Seu figurino de enfermeira foi criado por Catherine Marie Thomas, que leva para um aspecto mais fantasioso e sombrio.
Uma das coisas que mais me cativa no figurino de “Kill Bill” é a mistura que o diretor faz, em um momento você se depara com roupas orientais tradicionais, caricatas e em outro momento você voa para o lado western, trazendo roupas no bom estilo folk, arriscando até botas de cowboy daquelas bem chamativas. Trago esse vídeo que mostra as referencias de todos os filmes que inspiraram “Kill Bill“.