Confira a lista dos indicados ao Oscar 2017:
MELHOR FILME
“A Chegada” (“Arrival“);
“Um Limite Entre Nós” (“Fences“);
“Até o Último Homem” (“Hacksaw Ridge“);
“A Qualquer Custo” (“Hell or High Water“);
“Estrelas Além do Tempo” (“Hidden Figures“);
“La La Land: Cantando Estações” (“La La Land“);
“Lion: Uma Jornada Para Casa” (“Lion“);
“Manchester à Beira-Mar” (“Manchester by the Sea“);
“Moonlight: Sob a Luz do Luar” (“Moonlight“).
MELHOR DIRETOR
Dennis Villeneuve, por “A Chegada” (“Arrival“);
Mel Gibson, por “Até o Último Homem” (“Hacksaw Ridge“);
Damien Chazelle, por “La La Land: Cantando Estações” (“La La Land“);
Kenneth Lonergan, por “Manchester à Beira-Mar” (“Manchester by the Sea“);
Barry Jenkins, por “Moonlight: Sob a Luz do Luar” (“Moonlight“).
MELHOR ATOR
Casey Affleck, por “Manchester à Beira-Mar” (“Manchester by the Sea“);
Andrew Garfield, por “Até o Último Homem” (“Hacksaw Ridge“);
Ryan Gosling, por “La La Land: Cantando Estações” (“La La Land“);
Viggo Mortensen, por “Capitão Fantástico” (“Captain Fantastic“);
Denzel Washington, por “Um Limite Entre Nós” (“Fences“).
MELHOR ATRIZ
Isabelle Huppert, por “Elle” (“Elle“);
Ruth Negga, por “Loving” (“Loving“);
Natalie Portman, por “Jackie” (“Jackie“);
Emma Stone, por “La La Land: Cantando Estações” (“La La Land“);
Meryl Streep, por “Florence: Quem é Essa Mulher?” (“Florence Foster Jenkins“).
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Mahershala Ali, por “Moonlight: Sob a Luz do Luar” (“Moonlight“);
Jeff Bridges, por “A Qualquer Custo” (“Hell or High Water“);
Lucas Hedges, por “Manchester à Beira-Mar” (“Manchester by the Sea“);
Dev Patel, por “Lion: Uma Jornada Para Casa” (“Lion“);
Michael Shannon, por “Animais Noturnos” (“Nocturnal Animals“).
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Viola Davis, por “Um Limite Entre Nós” (“Fences“);
Naomi Harris, por “Moonlight: Sob a Luz do Luar” (“Moonlight“);
Nicole Kidman, por “Lion: Uma Jornada Para Casa” (“Lion“);
Octavia Spencer, por “Estrelas Além do Tempo” (“Hidden Figures“);
Michelle Williams, por “Manchester à Beira-Mar” (“Manchester by the Sea“).
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Taylor Sheridan, por “A Qualquer Custo” (“Hell or High Water“);
Damien Chazelle, por “La La Land: Cantando Estações” (“La La Land“);
Yorgos Lanthimos e Efthimis Filippou, por “O Lagosta” (“The Lobster“);
Kenneth Lonergan, por “Manchester à Beira-Mar” (“Manchester by the Sea“);
Mike Mills, por “20th Century Woman” (“20th Century Woman“).
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Eric Heisserer, por “A Chegada” (“Arrival“);
August Wilson, por “Um Limite Entre Nós” (“Fences“);
Allison Schroeder e Theodore Melfi, por “Estrelas Além do Tempo” (“Hidden Figures“);
Luke Davis, por “Lion: Uma Jornada Para Casa” (“Lion“);
Barry Jenkins, por “Moonlight: Sob a Luz do Luar” (“Moonlight“).
MELHOR FOTOGRAFIA
Bradford Young, por por “A Chegada” (“Arrival“);
Linus Sandgren, por “La La Land: Cantando Estações” (“La La Land“);
Greig Fraser, por “Lion: Uma Jornada Para Casa” (“Lion“);
James Laxton, por “Moonlight: Sob a Luz do Luar” (“Moonlight“);
Rodrigo Prieto, por “Silêncio” (“Silence“).
MELHOR ANIMAÇÃO
“Kubo e as Cordas Mágicas” (“Kubo and the Two Strings“ | Travis Knight e Arianne Sutner);
“Moana: Um Mar de Aventuras” (“Moana“ | John Musker, Ron Clements e Osnat Shurer);
“Minha Vida de Abobrinha” (“My Life as a Zucchini“ | Claude Barras e Max Karli);
“A Tartaruga Vermelha” (“The Red Turtle“ | Michael Dudok de Wit e Toshio Suzuki);
“Zootopia” (“Zootopia“ | Byron Howard, Rich Moore e Clark Spencer).
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
“Terra de Minas” (“Land of Mine“) | Dinamarca;
“Um Homem Chamado Ove” (“A Man Called Ove“) | Suécia;
“O Apartamento” (“The Salesman“) | Irã;
“Tanna” (“Tanna“) | Austrália;
“Toni Erdmann” (“Toni Erdmann“) | Alemanha.
MELHOR DOCUMENTÁRIO
“Fogo no Mar” (“Fire at Sea“ | Gianfranco Rosi e Donatella Palermo);
“Eu Não Sou Seu Negro” (“I Am Not Your Negro“ | Raoul Peck, Rémi Grellety e Hébert Peck);
“Life, Animated” (“Life, Animated“ | Roger Ross Williams e Julie Goldman);
“O.J.: Made in America” (“O.J.: Made in America“ | Ezra Edelman e Caroline Waterlow);
“A 13ª Emenda” (“13th“ | Ava DuVernay, Spencer Averick e Howard Barish).
MELHOR DOCUMENTÁRIO CURTA
“Extremis” (“Extremis“ | Dan Krauss);
“4.1 Miles” (“4.1 Miles“ | Daphne Matziaraki);
“Joe`s Violin” (“Joe`s Violin“ | Kahane Cooperman e Raphaela Neihausen);
“Watani: My Homeland” (“Watani: My Homeland“ | Marcel Mettelsiefen e Stephen Ellis);
“The White Helmets” (“The White Helmets“ | Orlando Von Einsiedel e Joanna Natasegara).
MELHOR CURTA-METRAGEM
“Ennemis Intérieurs” (“Ennemis Intérieurs“ | Sélim Azzazi);
“La Femme et le TGV” (“La Femme et le TGV“ | Timo Von Gunten e Giacun Caduff);
“Silent Nights” (“Silent Nights“ | Aske Bang e Kim Magnusson);
“Sing” (“Sing“ | Kristof Deák e Anna Udvardy);
“Timecode” (“Timecode“ | Juanjo Giménez).
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
“Blind Vaysha” (“Blind Vaysha“ | Theodore Ushev);
“Borrowed Time” (“Borrowed Time“ | Andrew Coats e Lou Hamou-Lhadj);
“Pear Cider and Cigarettes” (“Pear Cider and Cigarettes“ | Robert Valley e Cara Speller);
“Pearl” (“Pearl“ | Patrick Osborne);
“Piper” (“Piper“ | Alan Barillaro e Marc Sondheimer).
MELHOR EDIÇÃO
Joe Walker, por “A Chegada” (“Arrival“);
John Gilbert, por “Até o Último Homem” (“Hacksaw Ridge“);
Jake Roberts, por “A Qualquer Custo” (“Hell or High Water“);
Tom Cross, por “La La Land: Cantando Estações” (“La La Land“);
Nat Sanders e Joi McMillon, por “Moonlight: Sob a Luz do Luar” (“Moonlight“).
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Patrice Vermette (design de produção) e Paul Hotte (decoração de set), por “A Chegada” (“Arrival“);
Stuart Craig (design de produção) e Anna Pinnock (decoração de set), por “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (“Fantastic Beast and Where to Find Them“);
Jess Gonchor (design de produção) e Nancy Haigh (decoração de set), por “Ave, César!” (“Hail, Caesar!“);
David Wasco (design de produção) e Sandy Reynolds-Wasco (decoração de set), por “La La Land: Cantando Estações” (“La La Land“);
Guy Hendrix Dyas (design de produção) e Gene Serdena (decoração de set), por “Passageiros” (“Passengers“).
MELHOR MAQUIAGEM E CABELO
Eva Von Bahr e Love Larson, por “Um Homem Chamado Ove” (“A Man Called Ove“);
Joel Harlow e Richard Alonzo, por “Star Trek: Sem Fronteiras” (“Star Trek Beyond“);
Alessandro Bertolazzi, Giorgio Gregorini e Christopher Nelson, por “Esquadrão Suicida” (“Suicide Squad“).
MELHOR FIGURINO
Joanna Johnston, por “Aliados” (“Allied“);
Colleen Atwood, por “Animais Fantásticos e Onde Habitam” (“Fantastic Beast and Where to Find Them“);
Consolata Boyle, por “Florence: Quem é Essa Mulher?” (“Florence Foster Jenkins“);
Madeline Fontaine, por “Jackie” (“Jackie“);
Mary Zophres, por “La La Land: Cantando Estações” (“La La Land“).
MELHOR EFEITOS VISUAIS
Craig Hammack, Jason Snell, Jason Billington e Burt Dalton, por “Horizonte Profundo: Desastre no Golfo” (“Deepwater Horizon“);
Stephane Ceretti, Richard Bluff, Vincent Cirelli e Paul Corbould, por “Doutor Estranho” (“Doctor Strange“);
Robert Legato, Adam Valdez, Andrew R. Jones e Dan Lemmon, por “Mogli: O Menino Lobo” (“The Jungle Book“);
Steve Emerson, Oliver Jones, Brian McLean e Brad Schiff, por “Kubo e as Cordas Mágicas” (“Kubo and the Two Strings“);
John Knoll, Mohen Leo, Hal Hickel e Neil Corbould, por “Rogue One: Uma História Star Wars” (“Rogue One: A Star Wars Story“).
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“Audition (The Fools Who Dream)“, de “La La Land: Cantando Estações” (“La La Land“), música de Justin Hurwitz e letra de Benj Pasek e Justin Paul;
“Can’t Stop The Feeling“, de “Trolls” (“Trolls“), música e letra de Justin Timberlake, Max Martin e Karl Johan Schuster;
“City of Stars“, de “La La Land: Cantando Estações” (“La La Land“), música de Justin Hurwitz e letra de Benj Pasek e Justin Paul;
“The Empty Chair“, de “Jim: The James Foley Story” (“Jim: The James Foley Story“); música e letra de J. Ralph e Sting;
“How Far I’ll Go“, de “Moana: Um Mar de Aventuras” (“Moana”), música e letra Lin-Manuel Miranda.
MELHOR TRILHA SONORA
Micha Levi, por “Jackie” (“Jackie“);
Justin Hurwitz, por “La La Land: Cantando Estações” (“La La Land“);
Dustin O`Halloran e Hauschka, por “Lion: Uma Jornada Para Casa” (“Lion“);
Nicholas Britell, por “Moonlight: Sob a Luz do Luar” (“Moonlight“);
Thomas Newman, por “Passageiros” (“Passengers“).
MELHOR EDIÇÃO DE SOM
Sylvain Bellemare, por “A Chegada” (“Arrival“);
Wylie Stanteman e Renée Tondelli, por “Horizonte Profundo: Desastre no Golfo” (“Deepwater Horizon“);
Robert Mackenzie e Andy Wright, por “Até o Último Homem” (“Hacksaw Ridge“);
Ai-Ling Lee e Mildred Iatrou Morgan, por “La La Land: Cantando Estações” (“La La Land“);
Alan Robert Murray e Bub Asman, por “Sully: O Herói do Rio Hudson” (“Sully”).
MELHOR MIXAGEM DE SOM
Bernard Gariépy Strobl e Claude La Haye, “A Chegada” (“Arrival“);
Kevin O’Connell, Andy Wright, Robert Mackenzie e Peter Grace, por “Até o Último Homem” (“Hacksaw Ridge“);
Andy Nelson, Ai-Ling Lee e Steve A. Morrow, por “La La Land: Cantando Estações” (“La La Land“);
David Parker, Christopher Scarabosio e Stuart Wilson, por “Rogue One: Uma História Star Wars” (“Rogue One: A Star Wars Story“);
Greg P. Russell, Gary Summers, Jeffrey J. Haboush e Mac Ruth, por “13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi” (“13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi”).
++Informações:
A 89ª cerimônia do Oscar acontecerá no próximo domingo, 26 de fevereiro, e terá Jimmy Kimmel como mestre de cerimônias.
O CineOrna e o Tudo Orna fazem sua tradicional transmissão, ao vivo, no domingo, às 20h15, através do YouTube! Mais informações nas nossas redes sociais.
Não perca a nossa cobertura do Oscar 2017 através das nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest | YouTube