Precisamos saber antes que o novo longa da franquia trata-se de um prequel: vamos conhecer a história anterior ao filme original. Veremos o primeiro encontro entre Mike e Sulley, quando ambos entraram para a universidade e ainda aprendiam como assustar as crianças do mundo. De todas as animações que já assisti (e acreditem, já foram muitas!), sendo da Pixar ou não, a minha preferida até hoje continua sendo “Monstros S.A.“. Na minha opinião, é a animação mais original que existe. Logo, minhas expectativas para esta sequência que chega dez anos depois, eram bem altas. “Universidade Monstros” é uma sequência à altura de seu antecessor, e amarra de maneira bacana as histórias dos dois filmes. Este filme mostra o início da amizade entre os monstros de bom coração Mike e Sully, quando se conhecem nos tempos da Universidade. Mais precisamente a Universidade Monstros, é o “passaporte” para se conseguir um cobiçado emprego como assustador na empresa Monstros S.A.
VERIFIQUE A CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA – 21 DE JUNHO NOS CINEMAS
Já em sua primeira cena, o filme se mostra disposto a tudo para cativar o cinéfilo, trazendo um Mike Wazowski pequenininho e meio solitário que de cara faz todos no cinema falarem “ownnn”. É mais fofo que a própria Boo e faz com que o longa ganhe o coração do espectador já no início da obra. Mike surge em uma excursão da escola à sede da Monstros S.A., empresa especializada em sustos à crianças humanas, até então conhecido como principal gerador de energia para o mundo dos monstros. Após uma visita escolar, Mike acredita que sua vocação é ser um assustador e decide fazer tudo o que for possível para realizar seu sonho, mas como ele, um carinha simpático e CDF, poderia se tornar o maior assustador de todos os tempos, quando na primeira aula, dá de cara com o convencido e arrogante James P. Sullivan, que acredita ser o maior assustador da universidade sem precisar estudar!?
A qualidade da animação segue o padrão Pixar. Os personagens, os cenários, tudo é extremamente bem desenhado. Mas não se trata apenas de se desenhar bem um personagem ou objeto. Trata-se, principalmente, de animar todo um mundo que soa verdadeiro e acolhedor ao espectador. O público assiste de sua poltrona ao nascimento da amizade entre os dois protagonistas, mais uma vez dublados por Billy Crystal e John Goodman. É interessante notar que nem tudo são flores na história da dupla. Eles começam quase como inimigos, veem a convivência melhorar, mas ainda sim quase colocam tudo a perder por causa de orgulho e de uma mentira.Nem é preciso dizer que somos apresentados à um monte de novos personagens, desde alunos da universidade e seus familiares, a professores e funcionários do local. Sendo que de todos eles, um dos mais interessantes é o da ameaçadora diretora da universidade, um misto de morcego e centopéia que atende por Diretora Hardscrabble. Os efeitos de animação utilizados nela são muito criativos. Assim como toda a animação utilizada para retratar um Campus Universitário repleto de estudantes monstruosos. Tudo muito alegre, colorido, movimentado, um verdadeiro show! É impressionante a capacidade criativa dos membros dos estúdios Pixar, disparado o melhor estúdio de animação do mundo.
“Universidade Monstros” é dirigido e escrito por mais um pupilo da Pixar, Dan Scanlon, co-roteirista de “Carros”, e tem tudo para agradar crianças e adultos. Mas ao contrário do primeiro filme, vai agradar muito mais as crianças do que os adultos, que viram em “Monstros S.A.” uma velada e por isso mesmo, muito mais gostosa, sátira ao mundo corporativo, mundo que nós adultos, conhecemos tão bem. O filme obviamente se aproveita do carinho que já sentimos pelos personagens, que vem lá do filme original, mas é importante destacar que não fica se esforçando para criar referências ao outro. Vemos outros personagens e até entendemos a “criação” do vilão Randy, mas nada que fuja da trama da nova produção. Universidade Monstros é um filme delicioso e divertido,especialmente se você já passou pela árdua tarefa da graduação! Na minha humilde opinião, consegue ser melhor do que “Monstros S.A.“, pelo fato de retratar certos aspectos com os quais podemos muito bem identificar em nossa própria vida como amizade, superação, trabalho em equipe, aceitação, preconceito, estudos, esforço e o mais importante, acreditar sempre em si e nunca desistir… É notório que vai existir muitas comparações com o primeiro filme e este, mas é válido NÃO FAZER ISSO, porque cada um carrega seu grau de divertimento e interesse, o mais importante é que “Universidade Monstros” não desapontará ninguém.
É importante destacar que há uma cena bem divertida após os créditos, então nada de sair da sala de cinema antes da hora. Os próprios créditos finais são divertidos, repetindo a ideia do início e investindo numa passagem de tempo que leva os personagens principais ao ponto de partida da obra anterior. “Universidade Monstros” chega aos cinemas em 21 de Junho.