Oblivion”, ficção científica estrelada por Tom Cruise, é o mais novo filme do diretor de “Tron: O Legado”, Joseph Kosinski. O filme dividiu opiniões, mas acabou tendo um bom rendimento nas bilheterias, graças a uma boa estratégia da Universal Pictures, distribuidora do filme, que mudou a data de lançamento para evitar a concorrência com as grandes estréias do verão norte-americano.

 

Apesar de uma recepção pouco calorosa do público, não há como negar que o visual e a trilha sonora do filme impressionam, especialmente quando assistido em IMAX. O filme traz cenas deslumbrantes de um mundo pós-apocalíptico, e a trilha sonora, quase inteiramente instrumental, é marcante até o último minuto.

Quem assistiu “Tron: O Legado” deve ter sentido uma certa ligação da trilha sonora daquele filme com a de “Oblivion”. É que não apenas o diretor de ambos os filmes é o mesmo, mas também um dos compositores das trilhas, Joseph Trapanese. Mas enquanto na trilha sonora de “Tron”, Trapanese colaborou com a banda Daft Punk, em “Oblivion” as composições são de Trapanese e Anthony Gonzalez, frontman da banda francesa M83.

Ainda que ambas as bandas sejam do gênero eletrônico, o duo Daft Punk está mais para o house, e, portanto, tem um som mais dançante. Já o M83 é descrito como um grupo do gênero eletrônico/shoegaze (!!!). Para Joseph Kosinski, o som característico do Daft Punk não combinaria com o tema de “Oblivion”, e por isso teria escolhido o M83, que tem um som mais emocional e épico, mas tão original quanto o do Daft Punk.

O M83 fez sucesso em 2011 com a música Midnight City, mas chamou a atenção do público cinéfilo em 2012, quando teve a música Outro incluída no trailer de “Cloud Atlas”. Aliás, as músicas do grupo francês normalmente já dão uma impressão de terem sido feitas para o cinema. Nada mais justo, então, que a banda esteja ganhado espaço nessa área.

O frontman do M83 trouxe para a trilha de “Oblivion” muito sintetizador e o som grandioso que caracterizam a banda, dando à música do filme um aspecto futurístico em alguns momentos, e em outros um som quase nostálgico, o que combina muito bem principalmente nas cenas em que a personagem de Tom Cruise passeia pelos monumentos destruídos de Nova Iorque, e que remetem a uma época distante. 

 

 

Destaque para algumas músicas, como a delicada “Jack’s Dream”; “Waking Up”, música que apresenta um tema bastante recorrente no filme; “Starwaves”, que começa devagar e gradativamente chega a um clímax emocionante; e “Oblivion”, que mescla parte do instrumental de “I’m Sending You Away” – que por si só já é uma das melhores faixas da trilha – com os vocais da norueguesa Susanne Sundfør.

Abaixo a lista das músicas compostas para a trilha sonora de “Oblivion”, e que você pode escutar na íntegra via soundcloud  (AQUI): 

1. “Jack’s Dream”   

2. “Waking Up”   

3. “Tech 49”   

4. “Starwaves”   

5. “Odyssey Rescue”   

6. “Earth 2077”   

7. “Losing Control”   

8. “Canyon Battle”   

9. “Radiation Zone”   

10. “You Can’t Save Her”

11. “Raven Rock”   

12. “I’m Sending You Away”   

13. “Ashes of Our Fathers”   

14. “Temple of Our Gods”   

15. “Fearful Odds”   

16. “Undimmed by Time, Unbound by Death”   

17. “Oblivion (feat. Susanne Sundfør)”   

 

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest