Em 2015 as indicações ao Oscar de Melhor Trilha Sonora contam com o retorno de dois grandes compositores do mundo do cinema. Responsáveis por inúmeros sucessos cinematográficos, Alexandre Desplat e Hans Zimmer já fora indicados ao Oscar por oito e dez vezes, respectivamente). Hans Zimmer ganhou a estatueta em 1995 com a espetacular trilha sonora de “O Rei Leão“.
Alexandre Desplat cuidou de filmes como “Philomena“, “Argo” e “O Discurso do Rei“. Hans Zimmer, além de “O Rei Leão“, já produziu para o clássico “Rain Man“, “Gladiador“, “Sherlock Holmes” e “A Origem“. Todos os filmes acima foram indicados para a premiação da academia. Dessa vez, os dois aparecem na lista das apostas ao Oscar pelos filmes “O Grande Hotel Budapeste” e “O Jogo da Imitação” (Alexandre Desplat) e “Interestelar” (Hans Zimmer).
Já que das 5 indicações, 3 foram ocupadas por Hans Zimmer e Alexandre Desplat (principalmente), as revelações de melhor trilha sonora desse ano ficam por conta de Gary Yershon e (o cara com nome de compositor clássico e gênio) Jóhan Jóhannsson. Eles levam os filmes “Sr. Turner” e “A Teoria de Tudo” para a lista de indicados e, consequentemente, recebem suas primeiras indicações ao Oscar.
Não dá para falar muito de trilha sonora sem apreciar as obras desses artistas. Por isso, a recomendação aqui é que você procure ouvir e perceber as peculiaridades de cada um desses compositores. Eu, se me permite dar minha opinião, sou fã de Hans Zimmer e afirmo que uma das coisas que mais me encantou em “Interestelar” foi a trilha sonora. Algo que consegue sobressair ao filme e nos puxar para dentro daquele universo (literalmente). Não sei dizer, mas é diferente dos outros. Deixo as referencias para você. Agora é só ouvir!
Ah! Se fosse para dar um palpite, mesmo deixando clara a minha preferência por Hans Zimmer e “Interestelar“, eu apostaria minhas fichas em Alexandre Desplat com “O Grande Hotel Budapeste“. Tem uma mistura de gêneros e culturas bem significativa para a Academia. Algo que deu a originalidade para Hans Zimmer em “O Rei Leão“. Não sei. Só um palpite!
Em tempo, uma lista prática para os indicados ao Oscar 2015:
“O Grande Hotel Budapeste“, Alexandre Desplat
“Sr. Turner“, Gary Yershon (um pouco mais difícil de encontrar toda a soundtrack, mas apresento o tema principal)
“O Jogo da Imitação“, Alexandre Desplat
“Interestelar“, Hans Zimmer
“A Teoria de Tudo“, Jóhan Jóhannsson
Não perca a nossa cobertura do Oscar 2015 através das nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest | YouTube