Aproveitando a chegada de “Os Vingadores” (Aqui) vamos traçar hoje o perfil do polêmico e querido, Robert Downey Junior!
Downey nasceu em 4 de abril de 1965, Nova York. Durante a infância viveu na Inglaterra, onde estudou balé clássico. Anos depois, com o divórcio de seus pais, mudou-se para Califórnia para morar com seu pai. Abandonou os estudos e foi trabalhar como garçom em um restaurante. Em 82 voltou para sua cidade natal, com sua mãe, para começar sua carreira como ator.
Seu primeiro trabalho de destaque foi em “Abaixo de Zero“. Em meio a tantas aclamações, tanto pela crítica quanto pelo público, o problema, já existente, com drogas começou a se atenuar, trazendo problemas para o ator. Em 1992 interpretou Chaplin, e recebeu a indicação de melhor ator da academia. Seus dois relacionamentos acabaram pelo mesmo motivo de sua carreira ter entrado em decadência, as drogas. Namorou Sarah Jessica Parker e algum tempo depois do termino, casou-se com Deborah Falconer, com quem teve um filho.
Após o fim dos dois relacionamentos os problemas com drogas se acentuaram ainda mais. Passou pela prisão da Califórnia, devido a crimes como, posse de drogas, armas e violência e por clínicas de reabilitação nos últimos anos da década de 90. Para que todos esses problemas fossem superados e esquecidos, Robert encontrou o caminho alternativo. Começou a praticar Wing Chun, um tipo de luta marcial originado da China. Em 2003 estrelou em “Gothika“. Enquanto gravava “Na Companhia do Medo” conheceu a produtora Susan Levin com quem se casou em 2005 e teve um filho.
Em 2008 estrelou no “Homem de Ferro“. Grande sucesso entre o público e a crítica, arrebentou nas bilheterias e nas locadoras do mundo todo. Sobre o papel interpretado Downey afirma: “Sou um fã do Homem de Ferro porque ele não é um herói comum. Tem problemas com a bebida, é mulherengo, carismático e agradável. É um personagem rico e repleto de defeitos.”
Os dois têm muitos pontos em comum, deve ser por isso que Robert interpretou de forma fantástica o herói. “Homem de Ferro 2” não foi diferente do seu primeiro, fez grande barulho entre a crítica e o público. O terceiro filme já está em pré-produção e tem estreia prevista para 2013.
Em 2009, Robert teve a oportunidade de protagonizar em outro filme de grande sucesso. Em “Sherlock Holmes” interpretou o próprio Sherlock, ao lado de Jude Law e Rachel McAdams (#PERFIL Aqui). O filme também foi produzido por sua esposa Susan. Em 2011 a continuação, “Sherlock Holmes: Jogo de Sombras“, chegou as telonas fazendo mais sucesso que o primeiro.
No ano de 2009, foi indicado pela academia como melhor ator novamente, por “Trovão Tropical” comédia escrita por Ben Stiller. No ano quem levou a estatueta foi Heath Ledger.
O herói Homem de Ferro está preste a voltar as telonas em “Os Vingadores“, a produção mais esperada do ano.
Robert é comparado, por muitos, como uma fênix (aquele pássaro maravilhoso que renasce de suas próprias cinzas). Sua carreira é traçada como um gráfico com diversas descidas e subidas. Porém o que mais se destaca são suas atuações intensas e não os problemas.
Quer conferir Robert nos cinemas em “Os Vingadores” participe da promoção do CineOrna (Aqui)!