Papai Noel às Avessas” não é um típico filme de Natal. Ao Contrario, o filme bate todos os recordes de palavrões em um longa natalino. Cenas para maiores também estão espalhadas ao longo do filme.

Você já parou para imaginar como é a vida do bom velhinho? Sentando em um trono magnifico de um Shopping o Papai Noel é simpático, sorri e abraça cada criancinha (e até uns adultos mesmo) durante o dia todo. Ainda precisa fazer aquela mágica pergunta: O que você quer ganhar de Natal? Será que ele nunca se cansa? Não tem vontade de fazer xixi? Ou ainda, nunca teve um momento de revolta, e vontade de jogar a criança que está no seu colo para o alto? Bem, se você nunca pensou nisso, os irmãos Joel Coen e Ethan Coen, donos de um senso de humor ácido, imaginaram algo parecido quando tiveram a idéia deste projeto.

Em “Papai Noel às Avessas” Willie T. Stokes (Billy Bob Thornton) é um Papai Noel bastante diferente. Durante as festas de fim de ano Willie trabalha em lojas de departamento, juntamente com Marcus (Tony Cox), um anão que se veste de duende no período. A dupla possui um golpe que é aplicado ano após ano: trabalham na loja no período natalino, descobrem seu sistema de alarme e, na véspera de Natal, a assaltam. Após vários anos de sucesso, o plano é ameaçado pelo atual estado de Willie, que bebe cada vez mais e não faz o menor esforço para ser gentil com as pessoas. Por causa de sua conduta a dupla passa a ser o alvo da desconfiança de Bob Chipeska (John Ritter), o gerente da loja em que trabalham, e de Gin (Bernie Mac), o responsável pela segurança da loja.

Papai Noel às Avessas” chegou nos cinemas americanos no dia 26 de novembro de 2003. Já no Brasil o Noel malvado só apareceu nos cinemas um ano depois, em 17 de dezembro de 2004. O filme é dedicado ao ator John Ritter, que faz o papel do desconfiado gerente da loja, último papel do ator nos cinemas. Ele faleceu aos 54 anos de idade, no dia 11 de setembro de 2003, antes mesmo da estreia do filme nos EUA.

Apesar das cenas fortes, para um filme natalino, e da quantidade de palavrão (só o palavrão fuck e suas variações são ditas 147 vezes no decorrer do filme), não se deixe enganar por isso. “Papai Noel às Avessas” segue fiel ao gênero de filmes de Natal. E no final mostra, assim como outros grandiosos filmes do gênero, o que é o verdadeiro significado do Natal. Talvez aqui temos uma verdadeira aula do que é o espirito de Natal, e que a renovação, o renascimento, sentimentos tão fortes nesta data, podem acontecer mesmo em um sujeito que nunca acreditou no Natal, no Papai Noel e jamais se importou com qualquer outro ser humano.

++Veja Mais: Começou a série de especiais #ÉNatal 2018 do CineOrna

++Veja Mais: Cinematopeia #48: Filmes (e músicas) para celebrar o Natal

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest | YouTube