Oficialmente começou o Natal para nós do CineOrna! A partir de hoje ate o dia de Natal teremos vários especiais sobre alguns filmes natalinos! Para começar, nada melhor do que falarmos sobre “O Estranho Mundo de Jack” (“The Nightmare Before Christmas”), animação musical de Tim Burton que mistura elementos de natal e Halloween. Burton planejou a produção desse filme durante quase uma década, e para criá-lo se baseou no poema “The Night Before Christmas”, de Clement Clarke Moore, e em especiais de natal para TV como “Rudolph the Red-Nosed Reindeer”.
O filme, que estreou nos Estados Unidos em outubro de 1993, e no Brasil em 24 de dezembro do mesmo ano, conta a história de Jack Esqueleto, Rei do Halloween, que após visitar Christmastown, volta para Hallowentown obcecado com a ideia de controlar o natal, sem perceber que com isso acabará destruindo as festividades natalinas.
Desde o início, o filme foi um grande desafio para Tim Burton. A Disney, que detinha os direitos sobre o filme – já que Burton era funcionário dos Estúdios Disney na época em que fez os primeiros esboços das personagens -, considerava “O Estranho Mundo de Jack” muito sombrio, especialmente para um estúdio tão famoso pelas suas animações voltadas para o público infantil. Além disso, o filme, que é todo em stop motion – razão pela qual sua produção levou muito mais tempo do que a de uma animação normal -, tem como personagem principal um esqueleto sem olhos, o que além de ser muito macabro, vai contra uma das principais regras da animação, a de que os olhos transmitem as expressões.
Levando tudo isso em conta, a Disney só concordou em iniciar a produção da animação porque o seu criador, Tim Burton, já tinha dirigido filmes de grande sucesso, como “Batman” e “Edward Mãos-de-Tesoura”. Infelizmente, Burton não pôde dirigir o filme. Isso porque quando “O Estranho mundo de Jack” começou a ser produzido, Burton estava envolvido na direção do filme “Batman: O Retorno”. Henry Selick então foi escolhido para dirigir a animação. Mesmo assim, Burton, que ainda ficou com o cargo de produtor de “O Estranho mundo de Jack”, conta que o filme foi um dos projetos mais ambiciosos e difíceis de sua carreira, pois envolvia muitos artistas e uma produção em stop motion de longa duração.
Para transformar a ideia inicial em um roteiro completo, Burton recrutou roteiristas com quem já tinha trabalhado em longas anteriores, mas finalmente decidiu que a animação deveria ser um musical, e por isso pediu a colaboração de Danny Elfman. Juntos, eles criaram mais da metade das músicas do filme, antes mesmo do roteiro ser finalizado por Caroline Thompson. Elfman, além de compor e escrever as letras das músicas, e ser o responsável pelas composições instrumentais do filme, também dublou a voz de Jack Esqueleto.
Para quem não o conhece, Danny Elfman é o criador da música tema da série animada “Os Simpsons”. O compositor já foi indicado a 4 prêmios do Oscar, e ganhou um Grammy, pela música tema de “Batman” (1989), e um Emmy, pela música tema do seriado “Desperate Housewives”. Mas Elfman é mais famoso por ser o compositor do instrumental de todos os filmes dirigidos por Tim Burton, exceto “Ed Wood” e “Sweeney Todd”.
As composições de Elfman para “O Estranho Mundo de Jack”, entretanto, não receberam boas críticas na época do lançamento do filme. Felizmente, após tantos anos, o público e a critica passaram a entender a complexidade da trilha sonora de “O Estranho Mundo de Jack”. Hoje em dia, tanto o filme quanto sua trilha sonora têm fãs cativos, até porque não apenas a música de Elfman para o filme é inspiradora, sombria e bastante criativa, mas também as letras escritas por ele são inteligentes e dão um toque de humor que complementam a animação.
Mas não há como não mencionar o fato de que a maior contribuição de Elfman para o filme foi a sua voz. Inicialmente, Elfman não estava cotado para dar voz à personagem de Jack, mas após testes iniciais, em que o compositor gravou as vozes de diversas personagens da animação para mostrar as músicas aos produtores, ficou claro que Elfman era a pessoa certa para interpretar Jack Esqueleto.
O sucesso do filme e da trilha sonora só veio anos depois do lançamento, e a Disney, percebendo isso, resolveu lançar um álbum especial de aniversário do filme em 2006, adicionando músicas que não estavam no álbum original, e outro álbum em 2008, apenas com covers das músicas do filme. Abaixo você confere a lista com as dez músicas que são tocadas na animação, e mais algumas das composições instrumentais do filme, que foram incluídas no álbum original da trilha sonora de “O Estranho Mundo de Jack” lançado em 1993:
1. Overture – Orchestra
2. Opening – Patrick Stewart
3. This Is Halloween – Danny Elfman
4. Jack’s Lament – Citizens Of Halloween Town
5. Doctor Finkelstein/In The Forest – Danny Elfman
6. What’s This? – Patrick Stewart And Halloween Cast
7. Town Meeting Song – Danny Elfman
8. Jack And Sally Montage – Danny Elfman And Cast
9. Jack’s Obsession – Patrick Stewart And Halloween Cast
10. Kidnap The Sandy Claws – Danny Elfman And Cast
11. Making Christmas – Danny Elfman And The Citizens Of Halloween Town
12. Nabbed – Patrick Stewart And Halloween Cast
13. Oogie Boogie’s Song – Ken Page With Ed Ivory
14. Sally’s Song – Cathrine O’Hara
15. Christmas Eve Montage – Patrick Stewart And Halloween Cast
16. Poor Jack – Danny Elfman
17. To The Rescue – Patrick Stewart And Halloween Cast
18. Finale/Reprise – Danny Elfman, Cathrine O’Hara, Citizens of Halloween
19. Closing – Patrick Stewart
20. End Title – Patrick Stewart And Halloween Cast
Fontes: “Burton on Burton”, editado por Mark Salisbury, 2006; Comentários do diretor e bônus especiais da Edição de Colecionador de “O Estranho Mundo de Jack”; Walt Disney Records.
Veja os especiais de 2012:
É Natal | “Um Natal Muito, Muito Louco“
É Natal | “Um Herói de Brinquedo“
É Natal | “O Natal Encantado da Bela e da Fera“
É Natal | “A Felicidade Não Se Compra“
Relembre os nossos especiais de 2011:
É Natal | “Férias Frustradas de Natal“
É Natal | “O Natal dos Muppets“
É Natal | “Enquanto Você Dormia“
É Natal | “Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York“
Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest