Mágicas, golpes e uma fuga entre gato e rato, assim podemos definir o filme “Truque de Mestre“, divertido e belas ilusões magicas, o filme segura a atenção do público do início ao fim, “Aproxime-se. Porque quanto mais você pensa que enxerga…mais fácil será enganá-lo.” Essa e outras frases, são um dos pontos fortes do filme. O filme “Truque de Mestre“, conta a história de Michael Atlas (Jesse Eisenberg) e um grupo de mágicos especialistas em roubar dinheiro de bancos e da plateia. Além de Jesse Eisenberg, o filme conta com um elenco de primeira como Melanie Laurent, Mark Ruffalo, Morgan Freeman, Isla Fishe, Woody e Dave Franco.
05 DE JULHO NOS CINEMAS
Jesse Eisenberg interpreta Daniel Atlas, um mágico carismático conhecido pelas suas enormes habilidades na ilusão. Isla Fisher interpreta Henley Reeves, a antiga assistente de Atlas, que agora trabalha por conta própria em truques de ilusionismo. Harrelson é Merritt McKinney, um hipnotizador e mentalista que já conheceu um período áureo na sua carreira, mas problemas financeiros provocados pelo seu irmão levam-no a ter de ganhar dinheiro com pequenos golpes. Dave Franco (o irmão de James Franco) é Jack Wilder, um ilusionista conhecido pelas suas habilidades em fazer desaparecer carteiras. Os quatro personagens reúnem-se quando recebem uma carta com um símbolo dedicado a cada um, e logo formam uma estranha dinâmica. Num salto narrativo de um ano, o enredo apresenta-nos ao quarteto num espectáculo de magia recheado de glamour, patrocinado por Arthur Tressler (Michael Caine), um magnata do ramo dos seguros.
Mas na verdade, por trás desse grupo de ilusionistas, esconde habilidosos criminosos que por costume,roubam seu público, enquanto realiza suas apresentações mágicas.Mas a engenhosidade dos seus golpes, está no fato de dividir o lucro dos roubos aos bancos, nas contas dos próprios espectadores.Chamando a atenção do FBI, o agente do FBI Dylan Hobbs (Mark Ruffalo), fica determinado a capturar Michael Atlas e sua turma de qualquer jeito, ainda mais após o grupo anunciar que em breve fará seu assalto mais audacioso. Para tanto ele conta com a ajuda de Alma Vargas (Melanie Laurent), uma detetive francesa da Interpol, e também de Thaddeus Bradley (Morgan Freeman), um veterano desmistificador de mágicos que insiste que os assaltos são realizados a partir de disfarces e jogos envolvendo vídeos.É interessante saber qual a diferença entre a mágica e o ilusionismo… O ilusionismo envolve como o próprio nome diz, iludir o público, atrair sua atenção, para então revelar algo realmente grandioso e surpreendente. Já a mágica, envolve a tendência e ansiedade do público em ver algo que não tem explicação. Algo além do alcance do ser humano comum.É essa a discussão que “Truque de Mestre” procura levantar, mas que em algum momento do processo, acaba falhando. O filme tem o mérito de manter o público atento o tempo todo às reviravoltas e surpresas do elaborado roteiro de Ed Solomon (“MIB: Homens de Preto“, “As Panteras“).
Se o elenco sobressai, vale ainda a pena salientar a capacidade que Louis Leterrier tem em dar ritmo à narrativa, em conseguir que apesar de todas as incoerências consigamos manter a nossa atenção na história, tendo na introdução de um misterioso quinto elemento da equipa um fator-chave para criar algum mistério a envolver a narrativa. No entanto, é muito pouco para um filme que se acha mais inteligente do que realmente é. Os quatro cavaleiros podem ser especialistas na arte da ilusão, mas no final aquele que nos ilude mais é Louis Leterrier ao realizar um filme com uma premissa interessante que raramente é explorada, tendo como grande truque a facilidade com que promete desaparecer da memória.