Novo Original NetflixSierra Burgess é uma Loser” fala sobre bullying, amor próprio, catfishing e empatia. Mas não exatamente da melhor forma.

O filme é uma comédia romântica adolescente, se passa basicamente no ambiente escolar e fala sobre as dificuldades que esse ambiente traz consigo. Na história Sierra (Shannon Purser) é uma garota super inteligente, que ama ler, escrever, está na turma avançada de francês e toca na banda da escola. Seu maior sonho é ser aceita na Universidade de Stanford, mas ela não sabe dizer o porque deveria ser aceita, além de ter todas as notas necessárias. Enquanto isso, ela vive driblando os xingamentos de Veronica (Kristine Froseth), que é a garota má e popular.

Os problemas do filme começam quando Jamey (Noah Centineo) pede o número de Veronica e, para se divertir, ela passa o número de Sierra para ele. Então Sierra e Jamey começam a se falar por diversas mensagens. Essa relação deles começa a intensificar os sentimentos dos dois. Mas Sierra sabe exatamente quem ele é, enquanto Jamey se apaixona pelo jeito de Sierra mas no rosto de Veronica.

Poderia ser algo divertido sobre Jamey conversar com Sierra por engano. Mas o roteiro não acerta ao falar sobre tópicos que deveriam ser tratados com cuidado. O primeiro deles é sobre a Sierra se passar por outra pessoa. Não contanto a Jamey em momento algum que ela não é a Veronica. Esse relacionamento online tem um gíria específica que é Catfishing. Significa que alguém passa a ter um relacionamento online com outra pessoa por meio de um perfil falso, sem nunca contar sua verdadeira identidade.

A forma como esse relacionamento é tratado no filme, parece ser algo aceitável pois é retratado apenas como o medo de perder a relação que existe ali. Mas não mostra as consequências reais disso. Ainda mais com esse tipo de atitudes na internet sendo discutidas para se tornarem ilegais, perante a lei nos Estados Unidos.

Além disso, a todo momento fazem piada ou comentários a respeita da personagem. Normalmente por acharem que é lésbica ou transexual por ser gorda. Além dela ter que ser extremamente inteligente para compensar o fato de que, pelos padrões da escola, não é tão bonita quanto as outras meninas. E o desfecho dá a entender que, mais uma vez, meninas gordas e que não estão no padrão de beleza que a sociedade prega, só conseguem ficar com alguém se a outra pessoa se apaixonar pelo seu interior antes de enxergar a beleza externa.

Mesmo assim, o filme consegue ter momentos bons. A primeira cena do filme, em que Sierra se olha no espelho e diz que é maravilhosa, é uma boa demonstração de amor próprio. E isso deveria ter continuado durante o filme. Mas a melhor parte é a relação entre Sierra e Veronica. Não é como se elas se odiassem. A cultura interna da escola fez com que elas tratassem uma a outra de forma hostil. E ao fazerem um acordo para ajudar uma a outra, elas começam a conversar e enxergam melhor quem a outra é. Isso é um ensinamento muito grande de não julgar as pessoas pelos poucos momentos em que convivemos com elas. É mostrar que as pessoas tem experiências e vivências que transformaram elas no que são hoje. E que isso não necessariamente as definem. Com certeza essa relação entre as personagens foi o maior acerto do filme.

No fim, quando as coisas dão errado Sierra desabafa com a família. E ai expõe o peso de precisar ser tão inteligente quanto o pai e não ser bonita como a mãe. Podemos sentir o quanto somos afetados pela influência e expectativa dos outros, principalmente da família. E com isso nos sentimos desanimados e rejeitados pela sociedade. Mas é importante entender que somos diferentes dos outros e que cada um tem sua história. Que não devemos nos comparar. Esse recado final vem em forma de uma música linda, cantada por Shannon e que deixa o filme mais bonito.

A história de “Sierra Burgess é uma Loser” tinha muito potencial para falar de assuntos pertinentes para jovens. Só que acabou ficando no meio termo entre mostrar empatia e piadas preconceituosas.

 

 

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest