“Orphan Black” – Episódio 10, quarta temporada
Dirigido por John Fawcett
Escrito por Graeme Manson
“From dancing mice to psycopaths“
Confira as críticas dos episódios anteriores de “Orphan Black“
Respostas?
Então é isso, o final chegou, e com ele vieram muitas respostas, mas ao mesmo tempo muitas perguntas. “Orphan Black” termina seu quarto ano de forma triunfal e montando um ótimo cenário para sua já renovada e última quinta temporada.
O episódio se inicia com as respostas que não havia sido dadas desde a terceira temporada, quem atirou em Delphine e como ela foi salva. Enquanto andava até seu carro Krystal vê Delphine levando um tiro e se esconde, nesse momento se revela que Duko foi quem atirou em Delphine, mas antes que ele pudesse terminar seu serviço, o celular de Krystal toca e acaba por distrair Duko que vai atrás do barulho, uma van entra no estacionamento e pega o corpo de Delphine e médicos a cercam. O homem que a trata é o mesmo das visões de Rachel. A cena do telefone de Krystal tocando coloca o toque de humor necessário na cena.
Na ilha, Cosima consegue finalmente descobrir a cura da doença que tanto a aflige, mas nada em “Orphan Black” é de graça, ao descobrir a cura ela sofre um corte de seus sistemas e ouve uma ligação entre Susan e Rachel onde ela avisa Rachel que a cura está pronta e que elas podem voltar a realizar clonagem humana. Cosima se revolta e confronta Susan que a prende em um quarto. Rachel vai então ao conselho neo e assume o local de Evie Cho que supostamente morre, Rachel trai Sarah e pretende trair Susan também ao afirmar que como presidente irá unir a tecnologia neo com a clonagem humana para uma linhagem genética perfeita. Ela demonstra seu poder e que sempre será a verdadeira vilã da série, ela traiu a todos que a ajudaram a voltar a seu posto e isso sem qualquer tipo de remorso. O discurso de Rachel foi maravilhoso, o close em seu rosto mostrou que ela é o centro do poder e a atuação de Tatiana Maslany só confirmou tudo isso e com ainda maior firmeza.
Krystal em sua louca investigação começa a ligar os pontos e tirar conclusões, que por incrível que pareça estão corretas e começa a solucionar o caso por conta própria. Ela decide então contar a Felix o que sabe sobre o desaparecimento de Delphine, ela então conhece Sarah e descobre sobre o projeto Leda, apesar de não acreditar, ela continua a ajudar. A cena de Krystal e Sarah se conhecendo foi hilária, ela acredita que não existe nenhuma semelhança entre elas.
Sarah decide então se vestir de Krystal e interrogar Van Leer o encarregado da Brigtborn na ausência de Rachel, ela descobre tudo sobre Rachel e sobre a traição e que a mesma está indo à ilha para pegar a cura. Sarah decide ir a ilha para impedir Rachel de concluir seu plano. Enquanto isso Cosima foge com Charlotte da casa enquanto se refugiam no meio da floresta na ilha.
Rachel ao chegar na ilha confronta Susan que discorda de seus planos para o futuro da neovolução, em meio a discussão Susan afirma que de todas as Sarahs e Cosimas que ela fez, ela se arrepende de ter criado Rachel, que enfurecida esfaqueia Susan e a deixa sangrando. A simples expressão de Rachel mostrou todo o ódio da personagem e alívio ao esfaquear a própria mãe.
Quando Sarah chega a ilha e entra na casa, percebe o horror que ali aconteceu pela trilha de sangue, ao seguir a trilha ela encontra Susan no chão tentando estancar sua ferida e a ajuda. Susan então avisa que Rachel fugiu e levou a cura com ela, mas antes que pudesse terminar de falar Rachel ataca Sarah e a bate até o chão e coloca uma faca em sua perna, elas então iniciam uma luta o que causa um banho de sangue entre as duas, Sarah consegue fugir e acaba na praia da ilha, sozinha e sangrando sem parar. A fotografia e a coreografia de toda a luta das suas foi impressionante, é inacreditável que as duas eram a mesma atriz em uma luta corporal.
Cosima e Charlotte são encontradas pelo homem misterioso das visões de Rachel que as leva até uma espécie de acampamento e ao chegarem lá, Cosima se depara com Delphine, as duas se abraçam e finalmente se reencontram. Cosima revela que ela está com a cura e que ela ira salvar as clones. Uma cena maravilhosamente bem feita, emocionante e muito bonita, ficou claro o quanto essas personagens se amam e tinham saudades uma da outra.
A cena final foi de Rachel que ao revelar ao conselho que as clones estão estabilizadas, espera pela entrada do criador da neovolução, o homem de suas visões, o homem atrás da cortina, ele bate na porta, ela abre seu sorriso é assim acaba a quarta temporada.
Um episódio maravilhoso, o melhor final de temporada até agora e um dos melhores episódios da série até agora. Uma temporada incrível, a melhor até agora, o terreno está totalmente preparado para a última temporada da série que promete ser realmente muito boa!
Episódio – 10/10: Incrível
Temporada – 10/10: Maravilhosa e que a última seja tão boa quanto essa.
Espero que tenham gostado das críticas de “Orphan Black” e que continuem a acompanhar as críticas de outras séries e que ano que vem acompanhem as críticas dessa incrível série!
Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:
Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest | YouTube