Conhecido popularmente como The Rock, Dwayne Johnson estreia como personagem principal de “O Acordo”, longa metragem americano dirigido por Rick Roman e distribuído pela PlayArte, que chegou aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (19/04). 

 

Johnson interpreta John Matthews, empresário bem sucedido do ramo das construções e pai de Jason Collins (Rafi Gavron), um adolescente preso por acusação de tráfico de entorpecentes. Jason, na realidade, não é um criminoso: apenas teve a infelicidade de cair em uma armação elaborada por seu suposto “melhor amigo”. Disposto a assumir riscos e possibilitado pela legislação estadunidense, John Matthews fecha um acordo com a promotoria federal para trabalhar como infiltrado em operações de denúncia de nomes grandes do tráfico e, assim, tirar seu filho da prisão. E é assim que vemos Matthews adentrar, como novato, na cadeia de distribuição de drogas.

Por ter um orçamento considerado baixo (estimado em 15 milhões de dólares), o filme não é carregado de cenas de ação mirabolantes, como era de se esperar pela participação de The Rock. O drama e o suspense, por outro lado, conseguiram ser inseridos harmoniosamente com as armas e as perseguições de carro que, apesar de não serem o carro-chefe do longa, não poderiam faltar! 

Por falar em drama, não é um filme que traz atuações extraordinárias. Aliás, o roteiro, por ser bem conciso, permite essa superficialidade. Dwayne Johnson tenta demonstrar mais emoção em momentos dramáticos da história, mas ainda precisa comer muito arroz com feijão pra chegar lá. Mesmo Susan Sarandon, que interpreta a promotora federal Joanne Keeghan, deixa a desejar. Entretanto, as atuações de Jon Bernthal e Barry Pepper surpreendem pela intensidade. Ainda, integram o elenco os atores Benjamin Bratt, Michael Kenneth Williams e Melina Kanakaredes.

O thriller é outro ponto positivo do filme. Apesar de algumas quebras desconexas, a tensão consegue se perpetuar até o desfecho. O espectador será envolvido pela arriscada trajetória de John Matthews dentro dos cartéis de drogas em prol da libertação de seu filho.

 

 

Saber que o filme é baseado em fatos reais deixa a experiência mais interessante. Nos Estados Unidos, a pena de um condenado por tráfico de drogas pode ser reduzida quando há a sua colaboração na prestação de informações sobre outros agentes do tráfico. Foi por essa razão que James Settembrino, diante da condenação de seu filho, Joey, concordou em trabalhar para o governo auxiliando na captura de fornecedores e revendedores de drogas. O documentário “Snitch“, exibido no programa Frontline da TV PBS, relatou a trajetória do desespero desse pai ao ver seu filho atrás das grades.

Em síntese, “O Acordo” é um filme despretensioso, longe de se equiparar a uma obra prima, mas que traz um entretenimento satisfatório ao público. 

 

FICHA TÉCNICA

Diretor: Ric Roman Waugh

Elenco: Dwayne Johnson, Barry Pepper, Jon Bernthal e Susan Sarandon

Produção: Sam Brown, Dwayne Johnson e outros

Roteiro: Justin Haythe e Ric Roman Waugh

Trilha Sonora: Antonio Pinto

Gênero: Ação/Drama/Suspense

 

Promoção:

[PROMOÇÃO] – O Acordo

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest