cineorna_especialhsm3

Hoje continuamos nossos especiais enquanto o Marlon Garcia não volta com tudo com suas publicações aqui no CineOrna (AQUI). Na semana passada fiz um especial sobre “Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado” (AQUI), para essa semana vamos diminuir os sustos e aumentar a cantoria e a dança, vamos falar sobre “High School Musical 3: Ano da Formatura”. Eu era fã da franquia “High School Musical”, e ainda hoje me pego assistindo, algumas vezes, algum filme da franquia…

CineOrna | High School Musical 3 #cineorna

Quem é da época de “High School Musical” sabe muito bem o que ele representou para uma geração, além disso mostrou ao mercado mundial o poder de consumo dos “tweens”, os pré adolescentes e adolescentes, esse foi o tema de um trabalho acadêmico meu sobre o Comportamento do Consumidor Adolescente. Quer ver só o poder de consumo dessa geração… Só nos EUA o primeiro filme foi visto por mais de 40 milhões de adolescentes, a trilha sonora, também do primeiro filme, permaneceu por ‘apenas’ 28 semanas na parada dos EUA, a versão em livro da história vendou mais de 350 mil exemplares (a um preço de 12 dólares, faça as contas…), e no dia de lançamento do DVD do primeiro filme, foram vendidas 400 mil unidades, depois de algumas semanas esse número subiu para 2.700.000 unidades vendidas, e por aí vai… o primeiro filme da franquia, vale lembrar um telefilme (filme feito para televisão) lançado em 2006, é considerado o musical de maior impacto desde os anos 70!

O sucesso não parou no primeiro filme, “High School Musical 2” ocupa o primeiro lugar nas transmissões a cabo básica de todos os tempos (18,6 milhões de telespectadores na estréia em 17 de agosto de 2007) e, até hoje, foi visto por um total de 187 milhões espectadores, em 24 idiomas, em todo o mundo. A trilha sonora de “High School Musical 2” ganhou três Discos de Platina e o lançamento em DVD foi a propriedade de TV campeã de vendas em 2007. Com um telefilme tão barato assim, fazendo um sucesso estrondoso como esse a Disney não pensou duas vezes em mandar o terceiro filme da franquia direto para as salas de cinemas.

Em “High School Musical 3: Ano da Formatura” pegamos os Wildcats em meio a um campeonato de basquete, um baile de formatura e um grande musical de primavera com a presença de todos os Wildcats, Troy (Zac Efron) e Gabriella (Vanessa Hudgens) juram eternizar cada momento conforme seus sonhos de cursar uma universidade colocam o futuro de seu relacionamento em cheque. Um grupo de novos Wildcats (Matt Prokop, Justin Martin e Jemma Mckenzie-Brown) se junta à diversão enquanto as incríveis novas músicas e coreografias tiram o máximo proveito da telona.

Dirigido e coreografado pelo ganhador do Emmy® Kenny Ortega. Ortega, que dirigiu os primeiros dois filmes do Disney Channel, também acumula a nova função de produtor executivo. “High School Musical 3: Ano da Formatura é produzido por Bill Borden e Barry Rosenbush; Don Schain é o co-produtor. Peter Barsocchini, escritor veterano de HSM, escreveu o roteiro. Por trás das câmeras estão o diretor de fotografia Daniel Aranyó (“High School Musical 2″, “The Cheetah Girls 2”, do Disney Channel), o desenhista de produção Mark Hofeling (“High School Musical”, “High School Musical 2”, “Minutemen”), o montador Don Brochu (The American Mall, O Fugitivo), e a figurinista Caroline B. Marx (“The Killing Room”, e “Gilmore Girls”, da TV). O diretor Ortega divide a tarefa de coreógrafo com Charles “Chucky” Klapow e Bonnie Story — os três ganharam o prêmio Emmy® de Melhor Coreografia por “High School Musical”. O compositor David Lawrence e o supervisor musical Steven Vincent também retornam.

Levar HSM do Disney Channel para o cinema foi um sonho que se realizou para Ortega. “Eu sempre quis dirigir um musical para o cinema.” Então, quando chegou a hora de continuar a história dos Wildcats na tela do cinema Ortega estava pronto. “A primeira coisa que saiu da boca de Kenny Ortega foi: ‘Eu não quero refazer os dois primeiros filmes. Quero ser verdadeiro com o sentimento de High School Musical, mas quero deixar essas crianças crescerem’”, recorda Barsocchini. “Eles estão no último ano do colegial, então vamos inserir um pouco da pressão que os formandos sentem com o baile, as provas finais, a formatura e com as mudanças. Há um equilíbrio — estamos fazendo uma comédia musical, mas queríamos tentar baseá-la em alguma realidade emocional.”

Ortega aprecia fazer parte de uma empreitada criativa. “Peter nos deu uma planta maravilhosa e esteve presente o tempo todo junto comigo no desenvolvimento da inserção de músicas”, conta ele. “Nós conseguimos fazer oficinas com os atores e testar alguns improvisos. A última versão do roteiro foi, na verdade, feita na companhia de todos os atores e dançarinos no estúdio durante os ensaios.” Borden acrescenta: “Embora HSM3 seja um longa-metragem nós queríamos garantir que ele saísse do mesmo mundo e tivesse o mesmo sentimento dos dois filmes anteriores.” Os cineastas admitem que o formato maior e a equipe de produção permitiram superar o anterior. “High School Musical 3 apresenta números musicais maiores com coreografias mais difíceis, e com mais dançarinos, cenários mais elaborados com iluminação e som mais complicados, e figurinos mais detalhados e grandiosos”, conta Ortega.

 

 

Depois de 8 anos do primeiro filme, a franquia High School Musical continua sendo um bom entretenimentos para as tardes de domingo!

 

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest