Olá pessoal, tudo certinho?

Hoje é dia de #perfil aqui no CineOrna, e é a vez dos homens.

Resolvi escrever sobre o Stanley Tucci porque ele nunca vive os papeis principais, bem pelo ao contrário, ele está sempre como personagem secundário e faz aparições inusitadas nos filmes. Mas então vamos ao que interessa né?

Stanley Tucci, Jr nasceu no dia 11 de novembro de 1960 em Peekskill. Além de ator Stanley também trabalha como diretor, produtor e roteirista. Ele é o filho mais velho de uma escritora e de um professor de arte. Tucci formou-se em teatro no ano de 1982 na State University of New York at Purchase. Sua estreia nos cinemas foi no filme A Honra do Poderoso Prizzi (1985). No ano de 1991 atuou em Beethoven, o Magnífico e em 1993 trabalhou ao lado de Julia Roberts e Denzel Washington em O Dossiê Pelicano. Em todos esses filmes Tucci interpretava papeis bem pequenos e quase irrelevantes.

O Dossiê Pelicano

Em 1996 Stanley recebeu grande notoriedade pelo filme A Grande Noite. O ator atuou, escreveu e dirigiu o filme, que recebeu diversos prêmios, entre eles o Independent Spirit Award de Melhor Roteiro. Tucci recebeu dois Globo de Ouro, o primeiro foi em 1998 pelo filme O Poder da Notícia e em 2001 levou para casa o segundo por Conspiração, ambos de Melhor Ator Coadjuvante.

A Grande Noite | Conspiração

Gente, é tanto filme que esse homem já fez, que eu vou ter que resumir muito a lista dos 51 longas já lançados né?  Então escolhi os papeis que eu mais gosto para colocar aqui.

Em 1999 Tucci viveu um duende em Sonho de uma Noite de Verão e dois anos depois aparece rapidamente em Os Queridinhos da América. Nos anos seguintes trabalhou nos filmes Estrada para Perdição (2002), Dança Comigo? (2003) e A Vida e Morte de Peter Sellers (2003) interpretando o diretor Stanley Kubrick.

Estrada para Perdição | Sonho de uma Noite de Verão

No ano seguinte estreava em O Terminal (2004) ao lado de Tom Hanks, e em 2005 dublou a voz do personagem Herb Copperbottom, o pai de Rodney em Robôs. Foi em 2006 que Tucci arrasou ao lado de Meryl Streep em O Diabo Veste Padra. Seus próximos trabalhos de destaque foram em Julie & Julia onde trabalhou novamente com Meryl Streep e no mesmo ano atuou em Um Olhar do Paraíso (2009) onde viveu um maníaco que violenta e assassina diversas meninas.  Por este papel foi indicado como melhor ator coadjuvante pelo Oscar, Globo de Ouro e BAFTA.

O Diabo Veste Padra

Julie & Julia

Um Olhar do Paraíso

No ano de 2010 foi o pai de Emma Stone em A Mentira e amigo de Cher em Burlesque e no ano seguinte viveu o Dr. Abraham Erskine em Capitão América: O Primeiro Vingador.

 Burlesque | Capitão América: O Primeiro Vingador

Em 2012 interpretou Caeser Flickerman em Jogos Vorazes, e já está confirmado para o próximo filme da série Jogos Vorazes – Em Chamas. Tucci está em cartaz nos cinemas no filme Jack, o Caçador de Gigantes e logo poderemos ver em Percy Jackson e o Mar de Monstros.

Jogos Vorazes

Ufa, é tanto filme que mesmo enxugando a lista o post ficou grande né? Haha. Eu gosto muito do trabalho de Stanley Tucci, ele é como uma camaleão, e aparece nos filmes de forma muito indireta e surpreendente. E você, gosta do trabalho do ator? (:

 

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram