Em poucos dias, Curitiba vai ganhar novos tons. O Festival COLORS: Cinema + Diversidade divulgou a relação dos filmes brasileiros e internacionais, curtas e longas, que foram selecionados para as mostras desta primeira edição. O festival será realizado de 31 de outubro a 4 de novembro e a programação é inteiramente gratuita, mediante retirada de ingressos. A maratona cinematográfica acontece no Cine Guarani – Portão Cultural e na Cinemateca de Curitiba.

Foram selecionados mais de 40 filmes de 15 países, incluindo produções de todas as regiões do Brasil. Em tempos tão radicais, nada melhor do que a arte para abrir o caminho da reflexão. “São produções que nos ajudam nos questionamentos contemporâneos acerca da diversidade, da igualdade e da liberdade”, afirma Camila Macedo, uma das jovens curadoras do festival.

O filme de abertura – terça-feira, 31/10, às 19h30, no Cine Guarani – Portão Cultural – será o premiado documentário “Kiki” (2016, EUA/Suécia), com direção de Sara Jordenö, que bebe da fonte do icônico filme “Paris is Burning” para mostrar o ativismo político e a organização comunitária da cena jovem LGBTQI de Nova Iorque.

Outros títulos de destaque estão na programação, como o longa “Corpo Elétrico“, de Marcelo Caetano, e “TCHINDAS“, co-produção entre Cabo Verde e Espanha que ganhou prêmio do júri no Outfest Los Angeles.

A programação paralela inclui três mesas de debate que acontecerão na Casa da Leitura – Portão Cultural com os temas “Interseccionalidade e representatividade”, “Mercado audiovisual e as diversidades sexuais e de gêneros” e “Cultura, diversidade e macropolítica”, este último realizado em parceria com o movimento Cultura Resiste.

Para celebrar a diversidade com todas as cores e ritmos, o festival organizou cinco festas ao longo da semana realizadas em parceria com diferentes estabelecimentos com um gran finale na Festa das Excluídas: Encerramento Colors + Pré-Parada da Diversidade, no sábado (4/11).

O COLORS é uma realização da Gesto de Cinema em parceria da Processo MultiArtes, com apoio da EBANX e direção artística assinada por Camila Macedo e Caio Baú.

++Mais Informações: Página oficial Festival COLORS: Cinema + Diversidade no Facebook 

Não deixe de conferir as novidades do CineOrna através das nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Filmow | G+ | Instagram | Tumblr | Pinterest | YouTube